Toro (topologia)

Hoje, Toro (topologia) é um tema que tem chamado a atenção de pessoas de todas as idades e origens. Ao longo do tempo, Toro (topologia) tem demonstrado a sua relevância nos campos académico, profissional e social, motivando especialistas a aprofundarem o seu estudo. Neste artigo exploraremos diferentes perspectivas e aspectos relacionados a Toro (topologia), com o objetivo de fornecer uma visão abrangente e atualizada sobre o tema. Desde a sua origem até ao seu impacto na sociedade moderna, examinaremos como Toro (topologia) evoluiu ao longo dos anos e como continua a ser uma fonte de interesse e investigação hoje.

Toro
Notação
Característica de Euler 0
Grupo fundamental
Homologia
Animação Toróide

Toro ou toróide é um espaço topológico homeomorfo ao produto de dois círculos. Apresenta o formato aproximado de uma câmara de pneu. Em geometria, pode ser definido como o lugar geométrico tridimensional formado pela rotação de uma superfície circular plana de raio r, em torno de uma circunferência de raio R.

Formas de construir um toro

  • Identificando os lados opostos de um quadrado sem os torcer.
  • Identificando os lados opostos de um hexágono sem os torcer.

Geometria

Um toro pode ser imerso no como uma superfície algébrica do quarto grau.

Em coordenadas paramétricas, o toro é gerado por:

em que

u, v estão no intervalo ,
R é a distância do centro do tubo ao centro do toro,
r é o raio do tubo.

Em coordenadas cartesianas, o toro com simetria de rotação no eixo z tem equação:

eliminando a raiz quadrada, chega-se a:

A área da superfície e o volume do interior são dados por:

As fórmulas da área e do volume são as mesmas de um cilindro, em que sua altura é o equivalente à circunferência média do toro e o raio da base equivalente ao raio da seção transversal do toro . Este cilindro é criado "cortando-se" o toro e estendendo-o pelo centro do tubo. As perdas em área e volume na parte interna são compensadas por ganhos na parte externa.

Propriedades topológicas

O toro é uma superfície topológica compacta, conexa e orientável, que pode ser representada por um polígono (no caso, quadrado) com uma orientação nas arestas. Esta orientação representa a identificação das arestas. Uma possível triangulação do toro é dada pela figura abaixo, na qual o toro é representado pelo quadrado com os lados identificados [1] .

Triangulação do Toro

Podemos também triangularizar o bitoro, que é uma soma conexa de dois toros, triangularizando a região poligonal que o representa, que é um polígono com uma orientação nas arestas. Esta orientação determina como as arestas devem ser coladas para formar a figura topológica.[1] Uma possível triangulação do bitoro é dada pela figura abaixo:

Bitoro
Triangulação do Bitoro

Ver também

Referências

  1. a b Hatcher, 2002

Bibliografia

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Torus

Galeria