Hoje em dia, Toxicologia médica tornou-se um tema recorrente em discussões e debates em todo o mundo. A importância de Toxicologia médica reflecte-se no seu impacto na sociedade, na economia e na política, tornando-o um ponto de interesse para investigadores, líderes e cidadãos. Ao longo da história, Toxicologia médica causou múltiplas mudanças e transformações, gerando entusiasmo e polêmica. Neste artigo abordaremos vários aspectos relacionados a Toxicologia médica e analisaremos seu impacto em diferentes contextos. Da sua influência na vida quotidiana ao seu papel no cenário global, Toxicologia médica continua a ocupar um lugar relevante nas agendas de todos.
Toxicologia médica
Toxicologia médica
|
Foco
|
Prevenção e tratamento de intoxicações
|
A toxicologia médica é uma subespecialidade da clínica médica com foco na toxicologia e fornece o diagnóstico, gerenciamento e prevenção de envenenamento e outros efeitos adversos devido a medicamentos, tóxicos ocupacionais e ambientais e agentes biológicos. Os médicos toxicologistas estão envolvidos na avaliação e tratamento de problemas como envenenamento agudo ou crônico, overdoses de medicamentos, envenenamentos, abuso de substâncias, acidentes industriais e outras exposições químicas.
A toxicologia médica é oficialmente reconhecida como uma sub-especialidade médica pelo American Board of Medical Specialties[1] e, no Brasil, pelo Conselho Federal de Medicina.[2] É um área com interface com clínica médica, medicina intensiva, pediatria e pneumologia.
Serviços profissionais e locais
- Nos departamentos de emergência, unidades de terapia intensiva e outras unidades de internação, os médicos toxicologistas fornecem tratamento direto e consultas à beira do leito de adultos e crianças com intoxicação aguda.
- Em clínicas ambulatoriais, escritórios e locais de trabalho, os médicos toxicologistas avaliam o impacto na saúde da exposição aguda e crônica a substâncias tóxicas no local de trabalho, em casa e no ambiente em geral.
- No Brasil, os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), os toxicologistas médicos dão orientação e acompanham os casos de intoxicação, envenenamento, tanto para pessoas quanto para animais, provendo orientação para médicos veterinários.
- Em agências governamentais os médicos toxicologistas ajudam em políticas de saúde e na preparação e atuação no caso de atos criminais como bioterrorismo e crimes de guerra (guerra química e guerra biológica).
Veja também
Referências
Leitura adicional
- Nelson, Lewis S.; Lewin Neal; Howland Mary Ann; Hoffman, Robert S.; Goldfrank, Lewis R.; Flomenbaum, Neal (2010). Goldfrank's Toxicologic Emergencies. McGraw-Hill, Medical Pub. Division 11th ed. New York: ISBN 0-07-143763-0
- Dart, Richard C. (2003). Medical Toxicology. Lippincott, Williams & Wilkins. Phila: ISBN 0-7817-2845-2
- Andrade Filho, Adebal; Campolina, Délio; Borges Dias, Mariana (2013). Toxicologia na Prática Clínica 2ª ed. São Paulo: Saraiva. ISBN 8588361604