Neste artigo exploraremos a vida e obra de Transaral, personagem que deixou uma marca indelével na história. Desde o início humilde até atingir o auge do sucesso, Transaral inspirou inúmeras pessoas com sua dedicação, paixão e determinação. Nesta linha descobriremos as conquistas e os desafios que marcaram a sua carreira, bem como o seu impacto na sociedade e no mundo. Prepare-se para embarcar em uma emocionante jornada pela vida de Transaral e descobrir os destaques de seu legado.
Este artigo contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Junho de 2019) |
O Transaral de bitola larga de 1520 mm foi construído em 1906 ligando assim Oremburgo e Tasquente. Durante a primeira parte do século XX foi a única ligação ferroviária de bitola larga entre Rússia europeia e Ásia Central.
Em 1874, já existiam planos para a construção de uma linha Oremburgo-Tasquente. Todavia a construirão da mesma não arrancou antes do Outono de 1900. A linha foi construída começando simultaneamente pelos dois extremos até chegar a junção comum. Abriu em Janeiro 1906, ligando as já existentes redes ferroviárias russas e europeias à Ferrovia Transcaspiana.
Depois da Revolução Bolchevique a linha foi bloqueada pelos cossacos sob o comando de Alexander Dutov. Cortado do abastecimento de comida e incapaz de se sustentar a si próprio devido ao cultivo forçado do algodão, a região do Turquestão experimentou um período de intensa fome. A perda temporária da Transaral também permitiu ao Soviete de Tasquente obter um grau de autonomia em relação a Moscovo durante o período seguinte á ascensão do bolchevismo, o que resultou na ocorrência de grandes atrocidades tal como o massacre de Cocande, no qual foram mortas entre 5 000 e 14 000 pessoas.
A linha percorre várias cidades no Cazaquistão, incluindo Aral, Qyzylorda, Turquestão e Shymkent. Em Arys liga com a Linha Turquestão–Sibéria, que passa por Almaty, eplo Cazaquistão oriental e a Sibéria meridional.