Transformação isentrópica

Neste artigo vamos analisar o impacto de Transformação isentrópica na sociedade contemporânea. Dada a relevância deste tema hoje, é imperativo compreender as implicações que Transformação isentrópica tem em diversas áreas, como economia, política, cultura e tecnologia. Nas próximas linhas examinaremos como Transformação isentrópica transformou a forma como interagimos com o mundo que nos rodeia, bem como as suas consequências a longo prazo. Através de uma análise detalhada, procuramos lançar luz sobre a dinâmica que Transformação isentrópica gerou e possíveis soluções para os desafios que coloca.

Em termodinâmica, uma Transformação isentrópica (combinação da palavra grega "iso" - igual - e "entropia") é aquela em que a entropia do sistema permanece constante.

A Segunda Lei da Termodinâmica estabelece que:

onde é a quantidade de energia que o sistema ganha por aquecimento, a temperatura do sistema, e a variação de entropia. O símbolo de igualdade implicaria um processo reversível. Em um processo isentrópico reversível não há transferência de energia calorífica, e por isso o processo é também adiabático. Em um processo adiabático irreversível, a entropia aumentará, de modo que é necessário eliminar calor do sistema (mediante refrigeração) para manter uma entropia constante. Por isso, um processo isentrópico irreversível não pode ser adiabático.

Referências

  • Van WYLEN, G. J., SONNTAG, R. E., BORGNAKKE, C.; Fundamentos da Termodinâmica, 6a ed., Edgard Blücher Ltda, 2003.