Tônico (geologia)

No artigo de hoje vamos nos aprofundar no tema Tônico (geologia), explorando suas implicações, características e possíveis aplicações. Tônico (geologia) é um tema que tem sido objeto de interesse e debate em diversas áreas, gerando opiniões conflitantes e desafiando conceitos estabelecidos. Ao longo deste artigo, iremos aprofundar a história de Tônico (geologia), analisar a sua relevância hoje e examinar o seu impacto em diferentes contextos. Além disso, nos deteremos nas diferentes perspectivas que existem em torno de Tônico (geologia), oferecendo uma visão panorâmica que nos permite compreender a complexidade deste tema. Com um olhar crítico e enriquecedor, abordaremos as múltiplas facetas de Tônico (geologia), com o objetivo de enriquecer o conhecimento e incentivar uma reflexão profunda sobre o seu significado e significado.

Na escala de tempo geológico, o Tônico (português brasileiro) ou Tónico (português europeu) é o período da era Neoproterozoica do éon Proterozoico que está compreendido entre há 1000 milhões de anos e 850 milhões de anos, aproximadamente. O período Tônico sucede o período Steniano da era Mesoproterozoica de seu éon e precede o período Criogeniano de sua era. Como os outros períodos de seu éon, não se divide em épocas.

Tônico vem grego τόνος (tónos), que significa "alongamento". O momento extensional característico desse período corresponde à quebra e desarticulação do supercontinente Rodínia, recém-estabelecido no final do Mesoproterozoico. Na América do Sul esse processo é bem marcado pelos enxames de diques que se distribuem ao longo da costa da Bahia, ao longo do Espinhaço, a sul do Craton do São Francisco e na Amazônia.

Rodínia era o super continente dominante durante o Tônico. Foi centrado um pouco ao sul do equador, e rodeado por um vasto oceano Miroviano. Havia muitos mares interiores, e mais apareceu durante o Tônico. Estromatólitos foram encontrados nos mares interiores (de água doce) e ao longo das costas exteriores (ambiente marinho).

Referências

  1. Correia, Paulo (2020). «Unidades Geocronológicas e Cronostratigráficas» (PDF). Comissão Europeia. A Folha (62): 22 
  2. «GeoWhen Database - Tonian». International Commission on Stratigraphy. International Union of Geological Sciences. Consultado em 16 de agosto de 2017. Arquivado do original em 19 de dezembro de 2008 
  3. «Neoproterozóico». Faculdade de Geologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Consultado em 16 de agosto de 2017. Arquivado do original em 25 de agosto de 2018 
  4. «Neoproterozoic Era». Essay Web. Consultado em 16 de agosto de 2017. Arquivado do original em 19 de julho de 2015 

Ver também

Precedido por Éon Arqueano 2.5 Ga - Éon Proterozoico - ~541 Ma Sucedido por Éon Fanerozoico
2.5 Ga - Era Paleoproterozoica - 1.6 Ga 1.6 Ga - Era Mesoproterozoica - 1.0 Ga 1.0 Ga - Era Neoproterozoica - ~541 Ma
Sidérico Riácico Orosírico Estatérico Calímico Ectásico Estênico Tônico Criogênico Ediacarano