Neste artigo iremos mergulhar no fascinante mundo de Urraca de Zamora, explorando as suas múltiplas dimensões e o seu impacto na vida quotidiana. Desde a sua origem até à sua evolução ao longo do tempo, Urraca de Zamora tem sido objeto de interesse e estudo em diversas disciplinas. Analisaremos a sua relevância no contexto atual, bem como as diferentes perspectivas que existem em torno deste tema. Através de uma abordagem multidisciplinar, procuraremos lançar luz sobre aspectos pouco conhecidos de Urraca de Zamora, com o objetivo de oferecer uma visão ampla e enriquecedora sobre este tema de interesse geral.
Urraca de Zamora também denominada como Urraca Fernandez (Leão, 1033 - Leão, 1101).[1] foi uma infanta do Reino de Leão. Foi a filha mais velha do rei Fernando I de Leão "o Grande" ou "O Magno" (c. 1016 - 27 de dezembro de 1065) e sua esposa, a rainha Sancha I de Leão (1016 - 7 de novembro de 1067).
Recebeu com a morte de seu pai os territórios de Zamora, como este havia predestinado ainda em vida.
Nota: Tradução portuguesa do original espanhol "Urraca : Señora de Zamora", publicada pela Livraria Bertrand, 2008. traduzida por Lídia Geer