Valejas

Neste artigo, exploraremos o impacto e a relevância de Valejas na sociedade contemporânea. Valejas é um tema que tem despertado o interesse de especialistas, acadêmicos e profissionais de diversas áreas, devido à sua influência em diversos aspectos do cotidiano. Nas próximas linhas analisaremos as implicações de Valejas nas esferas social, económica, cultural e política, examinando como este fenómeno moldou as nossas percepções, comportamentos e relações interpessoais. Da mesma forma, nos aprofundaremos nas diferentes perspectivas e debates que surgiram em torno de Valejas, com o objetivo de lançar luz sobre as suas múltiplas facetas e realidades.

Valejas
Povoação do Concelho de Oeiras
Casas em Valejas
Casas em Valejas
Casas em Valejas
Localização
País Portugal
Região Área Metropolitana de Lisboa
Concelho Oeiras
Freguesia Barcarena
Características geográficas
População total 1 142 hab.
Outras informações
Orago São Bento

Valejas é uma povoação das freguesias de Barcarena e Carnaxide e Queijas, em Oeiras.[1] Situada no vale encaixado do rio Jamor, raiz do seu topónimo, apresenta um desenvolvimento linear ao longo da Rua José Basaliza[2], tendo 1 142 habitantes.[3]

Fica no vale do rio Jamor e é dividida por duas freguesias, a margem esquerda do rio pertence a Carnaxide e a margem direita a Barcarena. Os registos mais antigos que se conhecem sobre o local remontam a D. Afonso III, quando o rei fez o aforamento da lagoa, hoje desaparecida. Durante esse reinado, o lugar passaria a integrar a vila de Barcarena[2], e mais tarde, em 1335, D. Afonso IV dá de foro uma azenha.

Património

  • Igreja de São Bento, de 1763
  • Fonte de São Bento, de 1775

Associações

  • Valejas Atlético Clube

Referências

  1. «Valejas - A terra do tudo e do nada» 
  2. a b «Oeiras - Factos e Números». Câmara Municipal de Oeiras 
  3. «PDM em vigor - Anexo I». Câmara Municipal de Oeiras