Variedade (biologia)

Hoje, Variedade (biologia) é um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro de pessoas. Com o passar do tempo, Variedade (biologia) ganhou maior importância em diversas áreas do cotidiano, tornando-se ponto de reflexão e debate para muitos. Desde o seu impacto na sociedade até às suas implicações a nível pessoal, Variedade (biologia) tem conseguido captar a atenção e despertar o interesse de um grande número de indivíduos. Neste artigo exploraremos diferentes perspectivas e abordagens relacionadas a Variedade (biologia), a fim de oferecer uma visão ampla e completa sobre este tema que sem dúvida continuará a ser relevante no futuro.

Quaresmeira vulgar, de flores roxas, e uma variedade sua cultivada chamada "Kathleen", de flores rosas

Em taxonomia, variedade é um escalão taxonómico inferior a espécie. Um grupo de organismos vivos pertencentes à mesma variedade apresenta características em comum que o diferencia em um determinado genótipo ou fenótipo de outras variedades da mesma espécie, mas não apresenta diferenças significativas em relação a um outro grupo de organismos com o qual compartilha muitas características e com o qual consegue reproduzir-se livremente.

Nomenclatura

A atribuição do nome de uma variedade é feita em conformidade com o estabelecido no Código Internacional de Nomenclatura Botânica (mais conhecido pela sua sigla inglesa ICBN).

A variedade é o nome escrito em letras minúsculas, em itálico ou sublinhado, e precedido pela abreviatura "var." Por exemplo: Ximenia americana é a nomenclatura binomial para espécie, enquanto Ximenia americana var. inermis é a variedade sem espinhos. Também no lugar de "var.", pode ser utilizado ssp. (subspécie).

Ver também

Referências

  • CEP (2001). Catálogo da Coleção Botânica do CEP. São Paulo: editora HMP