No mundo de hoje, Veículo recreativo captou a atenção e o interesse de um grande número de pessoas. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância na história, pela sua influência na cultura popular ou pela sua importância no campo profissional, Veículo recreativo tornou-se um tema de grande interesse para um público vasto. Aprender mais sobre Veículo recreativo não é apenas uma forma de expandir nosso conhecimento, mas também de compreender melhor o mundo que nos rodeia. Neste artigo iremos explorar vários aspectos relacionados com Veículo recreativo, analisando a sua origem, a sua evolução ao longo do tempo, o seu impacto nas diferentes áreas e as perspectivas futuras que este tema nos apresenta.
Uma autocaravana típica com cômodos retráteis.Duas autocaravanas da nova geração, como todas as facilidades de um confortável pequeno apartamento.
Veículo recreativo (do original em inglês: recreational vehicle[a]) é o termo comumente utilizado para definir todos os veículos equipados com espaço de convivência e facilidades encontradas em uma residência, como cozinha, banheiro e acomodações de repouso.[1]
Autocaravana (motor-home):[b] literalmente, uma casa sobre rodas. Geralmente, são ônibus ou vans adaptadas para servir de casa. Independentemente do tamanho e luxo, uma autocaravana deve ter no mínimo banheiro com chuveiro, pia e sanitário, cozinha com pia, fogão e geladeira, bem como uma mesa que também se converta em cama.
É um veículo sempre autossuficiente, pois tem caixa d’água que alimenta o veículo com uma bomba ligada à bateria. Quando há água no local, essa caixa pode ser enchida diretamente por meio de uma mangueira. Apresenta também sistema de esgotamento de água de pias e box (“água cinzenta”), que pode ser esvaziada diretamente com o uso de uma mangueira. Já a água do vaso sanitário (“água preta”) é armazenada em outro tanque ou num sanitário portátil (“porta-potty”).
A autocaravana tem em geral duas baterias, uma para o carro e outra para a “casa”, e ambas podem ser carregadas pelo motor do carro ou pelo conversor de energia que, se ligado a uma tomada externa, alimenta todos os dispositivos internos. É um veículo especialmente equipado para fins específicos, podendo ser usado como moradia ou comércio, tendo se tornado populares nos Estados Unidos e no Reino Unido depois da Segunda Guerra Mundial (1939–1945).[10] A fábrica Airstream ditou regras sobre a produção desses veículos que são bastante utilizadas até os dias de hoje.
Caravana (trailer): habitação formada principalmente de dormitório, cozinha, sala e banheiro. É montado sobre uma plataforma metálica com um ou mais eixos próximos e habilitado a trafegar em ruas e estradas. Diferentemente de uma motocasa, o trailer é sempre rebocado e nunca possui motor propulsor próprio.
Minicaravanas (minitrailers/teardrops): não deve ser comparado a um trailer ou equipamentos desmontáveis como barracas e carreta. A minicaravana geralmente apresenta uma altura menor que as caravanas (trailers) comuns, o que garante maior estabilidade na estrada. O mesmo pode ser dito da largura.
Camper: trata-se de um módulo com todos os recursos internos de um trailer, que vai acomodado sobre a caçamba de uma pick-up, podendo ser destacável para o uso livre do veículo.
Caminhão-casa (truck-home): é um trailer com todas as características de um trailer rebocável comum fixado e adaptado a um caminhão sem caçamba ou carroceria.
Trailovers: é uma espécie de camper para automóveis de passeios. A ideia era um misto de barraca com trailer que pudesse ficar fixo sobre um carro de passeio do tipo Sedan e destacado deste em acampamentos mais longos, onde ficava suspenso por “pés” semelhantes aos de Campers.[11]
↑As palavras motor-home e kombi-home devem necessariamente ser ligadas por hífen ou ficar separadas quando usadas em contextos em português,[2] já que termos compostos em que o segundo elemento é iniciado por "h" levam necessariamente tal sinal gráfico ou vêm separados.[9]