Neste artigo iremos explorar o fascinante mundo de Venceslau Fernandes (ciclista, 1945), sobre o qual muito pouco se sabe. Venceslau Fernandes (ciclista, 1945) tem sido objeto de debate e estudo há anos, mas ainda existem muitos mistérios a serem resolvidos. Desde a sua origem até ao seu impacto na sociedade, Venceslau Fernandes (ciclista, 1945) deixou uma marca indelével na história. Através deste artigo iremos nos aprofundar nos detalhes mais intrigantes e desconhecidos sobre Venceslau Fernandes (ciclista, 1945), descobrindo sua importância e relevância em diferentes aspectos da vida cotidiana. Prepare-se para um mergulho profundo no universo Venceslau Fernandes (ciclista, 1945), onde poderá conhecer todos os dados relevantes e curiosidades que o irão surpreender.
Venceslau Domingues Fernandes (Perosinho, 22 de Abril de 1945) é um antigo ciclista português.
Foi vencedor da Volta a Portugal em bicicleta no ano de 1984 quando já contava 39 anos de idade, prova onde conseguiu entre outras classificações mais modestas, um segundo, terceiro, quarto, sexto, sétimo, oitavo e 3 nonos lugares ao serviço de clubes como o Benfica, Porto, Benfica de Luanda, Ambar, Ajacto, Sangalhos, Aldoar, Leixões e Académico do Porto.
Ao fim de 25 anos a pedalar, terminou a sua carreira com 46 anos de idade, motivo pelo qual era chamado carinhosamente de "Velho Lau".
Em dezembro de 2017 atropelado por um automóvel, em Santa Maria da Feira, e ficou gravemente ferido. Venceslau Fernandes seguia de bicicleta na EN1, em frente ao Pingo Doce de Lourosa, quando foi colhido e projetado. O antigo ciclista sofreu fraturas na clavícula, na bacia e ainda em três costelas, que lhe provocaram uma lesão num pulmão.[1]
É pai da atleta de triatlo Vanessa Fernandes e do ciclista profissional homónimo Venceslau Fernandes, e irmao do antigo ciclista ,falecido devido a queda de um pinheiro, José Domingues Fernandes, e do também antigo ciclista Antonio Alberto Domingues Fernandes