No mundo de hoje, Via ferrata assumiu um papel fundamental na sociedade. Seja como tema de discussão, como protagonista de um evento importante ou como figura representativa de uma área específica, Via ferrata tem captado a atenção de pessoas ao redor do mundo. Desde o seu impacto na cultura popular até à sua influência na política, Via ferrata provou ser um tema relevante que merece ser analisado e discutido. Neste artigo, iremos nos aprofundar no mundo de Via ferrata e explorar sua importância e impacto em diferentes aspectos da vida diária.
A Via ferrata é um itinerário preparado nas paredes rochosas da montanha - com escadas, cabos, pitões etc. - destinado a facilitar a progressão e optimizar a segurança dos montanhistas.
Com 7 graus de dificuldade que vão de Fácil a Extremamente difícil, pode ser acessível a um pedestranista em boa forma ou então a um montanhista experimentado.
Tudo começou em 1880 quando os guias alpinos de Madonna di Campiglio, Itália, prepararam a vertente oriental do cume da Brenta para facilitar a passagem dos seus clientes. A ideia foi bem acolhida pelo exército italiano que resolveu equipar também as passagens escarpada nas Dolomitas a fim de permitir às tropas alpinas de transportar material militar de uma guarnição a outra.[1]
O princípio foi depois utilizado nos países da Europa onde a prática do alpinismo é corrente, mas democratizou-se na França e na Suíça a partir de 1900.
Existem numerosas rotas via ferrata em Portugal,[2] a maior sendo a Via Ferrata das Talhadas com 2190m de comprimento.[3]
Listas na wiki franêsa e na italiana de Vias ferrata