No artigo apresentado a seguir, o tema Vicat será abordado a partir de uma abordagem multidisciplinar, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente e completa deste assunto. Serão examinadas diversas perspectivas e pontos de vista que permitirão ao leitor compreender a importância e relevância de Vicat em diferentes contextos e situações. Através de uma análise detalhada e rigorosa, procuraremos lançar luz sobre aspectos pouco conhecidos ou negligenciados, de forma a enriquecer o conhecimento e a compreensão sobre Vicat.
Vicat é uma cimenteira fundada por Joseph Vicat, filho de Louis Vicat, em 1853 em Vif (perto de Grenoble, no departamento de Isère), hoje cotada em bolsa, mas cujo capital ainda é controlado pela família Merceron-Vicat[1].
A empresa Vicat sempre teve uma importante actividade de investigação e, dominando os processos de fabrico, especializou-se em importantes obras com cimentos de alta tecnologia como o Duplo Artificiel Vicat desenvolvido em 1857.
A sua actividade desenvolveu-se em França através da integração vertical, depois no estrangeiro através de aquisições e, mais recentemente, através da construção de fábricas greenfield[2].