Volvox

Neste artigo, exploraremos em profundidade o tema Volvox, analisando seu impacto em diferentes aspectos da vida cotidiana. Desde a sua origem e evolução até à sua relevância nos dias de hoje, passando pelas suas implicações na sociedade, na economia e na cultura. Para proporcionar uma visão abrangente e detalhada, abordaremos os seus diversos pontos de vista e perspectivas, bem como as opiniões de especialistas e estudos relevantes. Através desta análise abrangente, pretendemos fornecer uma compreensão completa de Volvox e sua influência em nosso mundo contemporâneo.

Volvox
Volvox sp.
Volvox sp.
Classificação científica
Reino: Protista
Divisão: Chlorophyta
Classe: Chlorophyceae
Ordem: Volvocales
Família: Volvocaceae
Género: Volvox
L.
Espécies
Ver texto
O Wikispecies tem informações relacionadas a Volvox.

Volvox é um género de algas verdes coloniais que pertencem à divisão Chlorophyta. É uma colónia esférica em que existem mais de 500 a 50 mil células biflageladas que, unindo-se por filamentos citoplasmáticos e bainhas gelatinosas, constituem uma esfera oca. Os flagelos das células da camada externa imprimem à colónia um movimento coordenado em volta do seu eixo. As células maiores da colónia têm função reprodutora.

A Volvox é uma colónia de organismos unicelulares eucariontes em que há uma especialização e coordenação parcial. Contudo, cada célula pertence a um indivíduo, sendo estruturalmente independente. A diferenciação celular é muito reduzida, estando restrita as células reprodutoras e semânticas.

Espécies

Referências

  • M.D., Guiry; G.M. Guiry (2008). «Volvox». AlgaeBase. World-wide electronic publication, National University of Ireland, Galway 


Referências