No mundo de hoje, Vomitório tornou-se um tema de grande relevância e interesse para uma grande variedade de pessoas. De profissionais a entusiastas, Vomitório chamou a atenção de muitos devido às suas diversas facetas e ao seu impacto em diferentes aspectos da vida cotidiana. Seja a nível pessoal, profissional ou social, Vomitório tem-se revelado um tema digno de análise e reflexão. Neste artigo, exploraremos detalhadamente as diversas dimensões de Vomitório e sua relevância no mundo de hoje. Da sua história às suas implicações futuras, mergulharemos numa análise exaustiva que procura lançar luz sobre este fascinante tema.
Vomitório (do latim: vomitorium, pl. vomitoria)[1] refere-se a um corredor ou passagem de acesso à cávea nos teatros, circos e anfiteatros romanos, nas arquibancadas também presentes em locais modernos análogos, que possibilitam a entrada e saída do público, ou que serviam a entrada e saída dos interpretes em determinada performance.[2] A palavra latina vomitorium deriva do verbo vomo, vŏmis, vomui, vomitum, vomere que significa "vomitar".[1] Na antiga arquitetura romana, os vomitoria foram projetados para conceder passagem rápida e eficiente a grandes multidões nos anfiteatros e teatros. Atualmente, estádios modernos e grandes teatros adquirem a mesma concepção.
Na arquitetura romana, os vomitórios possuíam, em geral, uma cobertura abobadada feita em concreto. Esta solução evitaria a entrada em contacto entre as diferentes classes sociais, e destinava-se a servir as arquibancadas.