Neste artigo, convidamos você a entrar no emocionante mundo de Wikipédia:Não chute um cachorro morto. Nessa linha, exploraremos diversos aspectos relacionados a Wikipédia:Não chute um cachorro morto, desde sua origem até sua influência na sociedade atual. Iremos aprofundar-nos nas suas implicações, na sua relevância hoje e no seu potencial impacto no futuro. Da mesma forma, analisaremos diferentes perspectivas e opiniões de especialistas na área, com o objetivo de lhe proporcionar uma visão ampla e enriquecedora sobre Wikipédia:Não chute um cachorro morto. Prepare-se para descobrir tudo o que você precisa saber sobre Wikipédia:Não chute um cachorro morto neste artigo!
![]() | Esta página é um ensaio. Ensaios são conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas, recomendações e nem informativos. Alguns ensaios representam práticas já bem difundidas na comunidade; outros apenas representam pontos de vista minoritários. |
![]() | Resumindo: Se um debate morreu, não tente revivê-lo. |
Chega um ponto em qualquer discussão em que o debate chega ao fim naturalmente. É possível que você tenha vencido, perdido ou que ele tenha terminado num empate. Neste ponto, é recomendável que você não chute mais o cachorro morto. Se o debate, discussão ou mesmo uma troca genérica de opiniões chegou ao seu fim natural, seja por que um dos lados "venceu" ou, mais provável, por que a comunidade perdeu o interesse no assunto como um todo, então não importa o lado que você estiver defendendo, o melhor a fazer é parar de chutar.
Caso contrário, se você continuar a chutar o pobre debate, se você tentar reabri-lo, se você continuamente fizer referências àquilo que todos já sabem, se você esfregar seus argumentos na cara dos demais... é muito provável que você, na verdade, não esteja conseguindo influenciar ninguém e nem conseguindo aliados para sua causa, mas certamente estará aborrecendo todos os que são obrigados a aturá-lo.
Assim, a próxima vez que você encontrar um cachorro que claramente está morto, por favor não o chute mais. Não vai ajudar. Deixe o pobre animal morrer em paz.