YIVO

Hoje, YIVO é um tema de grande relevância e interesse para um grande setor da população. Esta questão tem chamado a atenção de especialistas, acadêmicos e profissionais de diversas áreas, que têm dedicado seu tempo e esforço para analisá-la a partir de diversas abordagens. Além disso, YIVO gerou um debate na sociedade, dando origem a opiniões conflitantes e posições divergentes. Dada esta situação, é relevante aprofundar o nosso conhecimento sobre YIVO e explorar as suas implicações em diferentes contextos. Para tanto, este artigo abordará YIVO de forma detalhada e crítica, a fim de oferecer uma visão abrangente deste tema atual.

YIVO
YIVO
Entrada frontal do Instituto YIVO em Nova Iorque
Informações gerais
Inauguração 1925 (1925)
Diretor Jonathan Brent
Website YIVO
Geografia
País Estados Unidos
Localidade 15 West 16th Street, Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos
Coordenadas 40° 44′ 17″ N, 73° 59′ 38″ O
Mapa
Localização em mapa dinâmico

YIVO (iídiche : ייִוואָ, ), fundada em 1925 em Wilno, na Segunda República Polonesa (agora Vilnius, Lituânia), como o Yidisher Visnshaftlekher Institut (iídiche: ייִדישער װיסנשאַפֿטלעכער אינסטיטוט, pronunciado , Instituto Científico Iídiche[1]), é uma organização que preserva, estuda e ensina a história cultural da vida judaica em toda a Europa Oriental, Alemanha e Rússia, além de ortografia, lexicografia e outros estudos relacionado ao iídiche.[a] O nome da organização foi alterado para Instituto de Pesquisa Judaica após sua mudança para a cidade de Nova Iorque, mas ainda é conhecido principalmente por sua sigla em iídiche. A YIVO agora é parceira do Centro de História Judaica e atua como um regulador de idioma reconhecido de facto da língua iídiche.

Atividades

A YIVO preserva manuscritos, livros raros e diários e outras fontes em ídiche. A Biblioteca YIVO em Nova Iorque contém mais de 385 mil volumes[1] datados do século XVI.[2][3] Aproximadamente quarenta mil volumes estão em iídiche, tornando a Biblioteca YIVO a maior coleção de obras em língua iídiche do mundo.[4] Os arquivos da YIVO contêm mais de 23 milhões de documentos, fotografias, gravações, pôsteres, filmes e outros artefatos.[1] Juntos, eles compõem a maior coleção do mundo de materiais relacionados à história e cultura dos judeus da Europa Central e Oriental e da experiência dos imigrantes judeus americanos.[5] Os arquivos e coleções de bibliotecas incluem obras em doze idiomas principais,[6] incluindo inglês, francês, alemão, hebraico, russo, polonês e judaico-espanhol.[6]

A YIVO também atua como editora de livros em língua iídiche e de periódicos como YIVO Bleter[7] (fundado em 1931), Yedies Fun YIVO (fundado em 1929) e Yidishe Shprakh (fundado em 1941). Também é responsável por publicações em inglês, como o YIVO Annual of Jewish Social Studies (fundado em 1946).

Notas

  1. A palavra yidisher significa "iídiche" e "judaica".

Referências

Bibliografia

Leitura adicional

Ligações externas