Exercícios para melhorar a concentração na sala de aula

A concentração é um fator-chave para o sucesso acadêmico de um estudante. Na sala de aula, muitos fatores podem ser distrações para o aprendizado. Desde ruídos incessantes até partes da aula que não capturam o interesse do aluno; a concentração pode ser prejudicada de várias maneiras. Felizmente, existem muitos exercícios que podem ser feitos para melhorar a concentração na sala de aula. Esses exercícios podem ser feitos em casa e também na sala de aula.

1. Respire fundo

Muitas vezes, os alunos podem acabar ficando ansiosos durante a aula, e isso pode prejudicar a concentração. Uma prática simples para melhorar a concentração é a respiração profunda. O aluno pode fechar os olhos e respirar profundamente algumas vezes, imaginando que seu estômago está inflando e esvaziando. Esta prática pode ajudar a acalmar a mente e aumentar a capacidade de concentração.

2. Praticar a meditação

A meditação não está restrita a práticas religiosas; é um exercício de concentração que pode ser realizado por qualquer pessoa, independentemente da crença ou cultura. A meditação pode ajudar a disciplinar a mente e a aumentar a capacidade de concentração. Sugerimos que o aluno comece meditando por 5 minutos diários e aumente o tempo gradualmente conforme as necessidades.

3. Escreva em um diário

Outro exercício para melhorar a concentração, é escrever em um diário todos os dias. O ato de escrever ajuda a limpar a mente e focar em tarefas que precisam ser realizadas. Além disso, o diário pode ser um registrador de momentos importantes, questões e resultados. Isso pode ajudar a identificar padrões e áreas onde a concentração é mais difícil. Com isso, o aluno pode começar a trabalhar em áreas específicas para melhorar.

4. Fazer pausas curtas e exercícios físicos

O corpo humano não é construído para ficar sentado durante longos períodos de tempo. Pequenos intervalos regulares durante a aula podem ajudar a manter a concentração durante longos períodos de tempo. O professor pode incentivar os alunos a fazer pausas curtas, levantar e se movimentarem um pouco. A atividade física pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea e ajudar na oxigenação do cérebro, o que pode melhorar a concentração. Além disso, muitas vezes os exercícios físicos permitem que a criança volte a lidar com a tarefa com mais energia e concentração.

5. Trabalhar com música de fundo

Muitos estudantes têm dificuldade para se concentrar em ambientes silenciosos. Um truque simples é trabalhar com música de fundo. Selecionar músicas instrumentais e sem letra (como música clássica) pode ajudar a criar um ambiente de trabalho relaxado e calmo. Com isso, o estudante pode se sentir mais confortável, menos ansioso, e mais capacitado a se concentrar na tarefa.

Conclusão

Melhorar a concentração é essencial para alcançar bons resultados acadêmicos. Muitos dos exercícios enlistados acima podem ser realizados simplesmente, sem muito esforço. Cabe a cada aluno encontrar aquele ou aqueles exercícios que melhor se adaptam à sua rotina e à sua personalidade. Dessa forma, conseguirão obter resultados mais positivos em seu desempenho escolar.