No mundo atual, Ábaris adquiriu importância fundamental em diversos aspectos da vida cotidiana. Da sua influência na economia ao seu impacto na sociedade, Ábaris tornou-se um tema de constante debate e análise. Neste artigo, exploraremos detalhadamente a importância de Ábaris e como ela evoluiu ao longo do tempo. Desde o seu aparecimento na cena pública até ao seu impacto em diferentes áreas, Ábaris é um fenómeno que merece toda a nossa atenção. Através de uma análise detalhada, examinaremos as diferentes facetas de Ábaris e o seu impacto no mundo de hoje.
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Fevereiro de 2012) |
Ábaris (em grego: Αβάρις), dito Aeróbata ou Hiperbóreo (Υπερβορέος) foi um poeta cita semi-lendário. Segundo a lenda, o deus Apolo consagrou-o como seu sumo-sacerdote, concedendo-lhe o dom da adivinhação. Presenteou-o também com uma flecha de ouro que tinha o poder de transportá-lo pelos ares - motivo pelo qual passou a ser designado como aeróbata. Ainda segundo a lenda, que mistura realidade com ficção, Pitágoras, que teria sido seu aluno, roubou-lhe a flecha. Teria, ainda, vendido o paládio (um atributo da deusa Palas que lhe servia de talismã) aos Troianos.
Heródoto (4.36) diz que este tinha viajado por todo o mundo sobre uma flecha, sem necessitar de ingerir qualquer alimento. Platão (no Cármides) descreve-o como um "médico trácio" que curava tanto a alma quanto o corpo através de "encantamentos" (epodai). Pausânias refere um templo de Perséfone, em Esparta, a que teria presidido.
Jâmblico também se refere a este poeta na sua Vita Pythagorica (VP), onde diz que ele terá purificado Esparta e Cnossos, entre outras cidades, de diversas pragas. Ábaris também aparece numa cena, deste mesmo livro, ao lado de Pitágoras, tentando convencer o tirano Siciliano Fálaris a converter-se a uma vida de virtude, não obstante a sua obstinação perante uma discussão onde abordam temas divinos (ibid. 215-221). Jâmblico ainda refere, ao mesmo tempo que desaprova, a perícia de Ábaris no sacrifício de animais (ibid. 93).
O Suda atribui vários livros a Ábaris, incluindo um volume de Oráculos Citas em hexâmetro dactílico, uma teogonia em prosa, uma súmula sobre rituais de purificação, e um relato da visita de Apolo aos Hiperbóreos.
Este artigo incorpora texto (em inglês) da Encyclopædia Britannica (11.ª edição), publicação em domínio público.