Neste artigo vamos nos aprofundar no fascinante mundo de Automação de compilação. Quer você seja um especialista no assunto ou simplesmente queira saber mais sobre o assunto, aqui você encontrará informações valiosas que o ajudarão a entender melhor o assunto. Desde a sua origem até à sua evolução hoje, incluindo as suas principais características e aplicações, oferecemos-lhe uma visão completa do Automação de compilação. Prepare-se para embarcar numa viagem de descoberta e conhecimento que certamente o deixará com uma perspectiva renovada sobre este tema. Continue lendo e mergulhe no emocionante universo de Automação de compilação!
Automação de compilação é o ato de criação de scripts ou automatização de uma grande variedade de tarefas que os desenvolvedores de software realizam em suas atividades do dia-a-dia, incluindo compilação do código fonte de computador em código binário, empacotamento do código binário, execução de testes, implantação para sistemas de produção,[1] criação de documentação e/ou notas de lançamento.
Historicamente, a automação de compilação era realizada através de makefiles. Hoje, existem duas categorias gerais de ferramentas:[2]