Neste artigo, exploraremos o tópico Canhão automático de diferentes perspectivas e abordagens. Canhão automático tem sido um tema de interesse há décadas e sua relevância continua alta até hoje. Durante este passeio examinaremos as suas origens, o seu impacto na sociedade e a sua evolução ao longo do tempo. Da mesma forma, analisaremos as diversas opiniões e posições que existem em torno de Canhão automático, bem como os desafios e oportunidades que apresenta. Este artigo tem como objetivo fornecer uma visão abrangente e enriquecedora sobre Canhão automático, a fim de proporcionar ao leitor uma compreensão mais profunda e completa deste tópico fascinante e influente.
Canhão automático é uma arma de fogo de calibre elevado, equipada um sistema de remuniciamento automático que lhe permite uma elevada cadência de tiro. Na prática, um canhão automático funciona como uma metralhadora mas com um calibre igual ou superior a 20 mm, ao contrário destas que têm um calibre inferior.
O termo canhão automático começou a utilizar-se durante a 2ª Guerra Mundial para designar as armas automáticas cujos projeteis continham uma carga explosiva, sendo usado o termo metralhadora para as armas que disparavam projecteis sólidos. Posteriormente o termo passou a ser usado para as armas automáticas de elevada cadência de tiro, com calibres superiores aos das metralhadoras.[1]
![]() |
![]() |
![]() |
Um canhão automático Oerlikon 20 mm. |
Canhão MK108 30 mm. | Conceito de canhão eletromagnético calibre 25/35 mm (ver: Canhão de Gauss e Canhão elétrico). |