Capitão-regente

No artigo de hoje, exploraremos o fascinante mundo de Capitão-regente. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade atual, Capitão-regente tem sido objeto de múltiplos estudos e pesquisas. Ao longo da história, Capitão-regente desempenhou um papel fundamental em vários aspectos da vida humana, desde a política à cultura popular. Além disso, nos aprofundaremos nas diferentes perspectivas existentes sobre Capitão-regente, analisando suas implicações no passado, presente e futuro. Sem dúvida, Capitão-regente é um tema de grande relevância que merece ser explorado a fundo para melhor compreendermos a sua complexidade e a sua influência no nosso dia a dia.

Palácio dos Capitães-regentes de San Marino
O trono de um capitão-regente

Capitão-regente é a denominação do cargo de cada um dos líderes máximos do Poder Executivo da República de San Marino, cabendo a eles as funções de Chefes de estado e de Governo. A cada seis meses, em abril e outubro, são eleitos dois capitães-regentes pelo Legislativo entre seus membros.

História

Os primeiros Capitães-regentes - Filippo da Sterpeto e Oddone Scarito - foram eleitos em 1243, ainda na condição de "Cônsules", inspirados nos cargos equivalentes da antiga República Romana. Somente em 1499, foi instituída a Reggenza, que corresponde ao cargo atual.

Atuais capitães-regentes de San Marino

Atualmente, os detentores deste cargo são Denise Bronzetti e Italo Righi.[1]

Ver também


  1. «Denise Bronzetti e Italo-Righi sono i nuovi Capitani Reggenti» (em italiano). San Marino RTV. 1 de abril de 2025. Consultado em 1 de abril de 2025