Comitê de Enlace pela Reconstrução da Quarta Internacional

No mundo atual, Comitê de Enlace pela Reconstrução da Quarta Internacional tornou-se um tema que desperta interesse crescente na sociedade. Seja pela sua relevância histórica, pelo seu impacto na vida quotidiana ou pela sua influência na esfera cultural, Comitê de Enlace pela Reconstrução da Quarta Internacional tem captado a atenção de pessoas de todas as idades e origens. Desde o seu surgimento, Comitê de Enlace pela Reconstrução da Quarta Internacional tem sido objeto de debate, estudo e pesquisa, e sua importância não diminuiu ao longo do tempo. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos de Comitê de Enlace pela Reconstrução da Quarta Internacional e seu significado no mundo contemporâneo, analisando sua evolução, seu impacto e sua relevância hoje.

O Comitê de Enlace pela Reconstrução da Quarta Internacional (CERQUI) (em espanhol: Comité de Enlace por la Reconstrución de la IV Internacional) é uma organização internacional trotskista, com atuação na América Latina. O CERCI na sigla em espanhol ou CERQUI em português, foi fundado em 1988.[1] O principal teórico desta corrente foi Guillermo Lora, líder do POR boliviano.

Os membros fundadores da CERQUI incluem:

  • Partido Obrero Revolucionario da Argentina , fundado em 1988;
  • Partido Obrero Revolucionario da Bolívia, fundado em 1988;
  • Partido Operário Revolucionário do Brasil, fundado em 1989 e se juntou ao CERQUI.

Alguns relatos afirmam que ele foi suspenso temporariamente por volta de 1997, mas retomado em seguida. O CERQUI edita um Boletim Internacional e realiza Conferências regulares. O POR na Bolívia ainda se refere a si mesmo como uma seção da CERQUI. Em 2009 o obituário de Guillermo Lora foi assinado pelo CERQUI.[2]

Ligações externas

Referências