No mundo de hoje, Comunidade Econômica dos Estados da África Central tornou-se cada vez mais relevante. Desde o seu surgimento, Comunidade Econômica dos Estados da África Central tem captado a atenção de pessoas ao redor do mundo devido ao seu impacto em diversos aspectos da vida diária. Seja no âmbito pessoal, social, político, económico ou cultural, Comunidade Econômica dos Estados da África Central tem-se revelado um tema de interesse geral para diversos públicos. É por isso que neste artigo exploraremos a fundo a importância de Comunidade Econômica dos Estados da África Central, sua evolução ao longo do tempo e sua influência na sociedade atual. Através de uma análise detalhada, pretendemos oferecer uma perspectiva abrangente sobre Comunidade Econômica dos Estados da África Central e seu papel no mundo contemporâneo.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Setembro de 2020) |
A Comunidade Econômica dos Estados da África Central/Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) é uma comunidade econômica da África Central criada em Libreville, Gabão, em dezembro de 1981. A CEEAC tornou-se operacional em 1985 e seus objetivos são promover a cooperação e o desenvolvimento auto-sustentável, com particular ênfase na estabilidade econômica e melhoria da qualidade de vida. Os onze países membros são Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo e Angola.
A política da CEEAC inclui um plano de doze anos para eliminar impostos de alfândegas entre os Estados membros e estabelecer uma pauta externa comum; consolidar o livre movimento de bens, serviços e pessoas; melhorar a indústria, o transporte e as comunicações; a união dos bancos comerciais e a criação de um fundo de desenvolvimento. A sede da CEEAC está em Libreville, Gabão.