Debian GNU/Hurd

Neste artigo, exploraremos exaustivamente Debian GNU/Hurd e suas muitas implicações na sociedade atual. Desde o seu impacto na economia até à sua influência na cultura popular, Debian GNU/Hurd tem sido objecto de debate e análise em diferentes áreas. Ao longo dos anos, Debian GNU/Hurd tem se mostrado um tema de interesse não só para especialistas e acadêmicos, mas também para o público em geral. Através deste artigo, tentaremos lançar luz sobre os aspectos mais relevantes de Debian GNU/Hurd, analisando a sua evolução ao longo do tempo e examinando as diferentes perspectivas que existem sobre este tema. Prepare-se para embarcar em uma jornada intrigante de descoberta sobre Debian GNU/Hurd e suas muitas facetas!

Debian GNU/Hurd com GNU Emacs na interface gráfica IceWM.

Debian GNU/Hurd é uma distribuição do sistema operacional GNU com o núcleo Hurd rodando sobre o micronúcleo GNU Mach, em contraste com a grande maioria das variantes do GNU, que funcionam com o núcleo Linux.[1][2] Como todos softwares do projeto GNU, este sistema também é software livre.[3]

Embora seu desenvolvimento tenha começado há um tempo considerável, apenas três quartos dos pacotes Debian foram portados para o GNU/Hurd, e o próprio Hurd ainda não está pronto para ser usado num sistema estável.[2] A maioria dos usuários da Debian utiliza distribuições estáveis baseadas no Linux.

Referências

  1. «GNU Hurd». gnu.org. Consultado em 11 de julho de 2019 
  2. a b «Debian GNU/Hurd». debian.org. Consultado em 11 de julho de 2019 
  3. «Mission of the GNU Hurd project». gnu.org. Consultado em 11 de julho de 2019 

Ver também

Ligações externas