No mundo atual, Deserto da Arábia é um tema de grande relevância e interesse para a sociedade. Desde os seus impactos na vida quotidiana das pessoas até à sua influência na economia e na política, Deserto da Arábia desencadeou um debate global sobre as suas implicações e possíveis soluções. Neste artigo exploraremos as diferentes facetas de Deserto da Arábia, analisando sua origem, evolução e perspectivas futuras. Do seu impacto na saúde mental ao seu papel na sociedade contemporânea, Deserto da Arábia tornou-se um tema inevitavelmente presente em nossas vidas, gerando reflexões e discussões que buscam compreender sua abrangência e consequências. Através de uma análise exaustiva, este artigo procura lançar luz sobre Deserto da Arábia e oferecer uma visão panorâmica que nos permite compreender a sua importância no contexto atual.
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Maio de 2021) |
O Deserto da Arábia, ou ainda, Deserto Arábico é um deserto imenso que se estende do Iêmen até a Jordânia e o Iraque. Ele ocupa a maior parte da Arábia Saudita, com uma superfície de 2 330 000 km². No seu centro está o Rub al-Khali, um dos maiores corpos contínuos de areia no mundo. Ele faz parte dos desertos e bosques de arbusto xéricos temperados e das ecozonas paleártica e afrotropical.
Gazelas, oryx, gatos-do-deserto e lagartos uromastyx são algumas das espécies animais adaptadas ao ambiente hostil do deserto.
O clima é seco, com precipitações geralmente em torno de 100mm por ano, e as temperaturas oscilam entre temperaturas muito altas e o frio gélido durante o período frio. Este deserto é notavelmente quente no verão, mesmo nos lugares situados no litoral do Golfo Pérsico.
Essa ecorregião possui pouca biodiversidade, apesar disso, plantas endêmicas adaptadas crescem lá. Numerosas espécies, como a hiena-listrada, os chacais e os ratéis foram extintos dessa região devido à caça, da invasão humana e destruição de seus habitats. Outras espécies foram reintroduzidas com sucesso, como a gazela-do-deserto-da-Arábia, e são protegidas dentro de reservas.Atualmente o uso excessivo da região para a criação de pasto para gado e a circulação de veículos fora da estrada são as principais ameaças desse frágil ecossistema.
Detalhes das características geológicas:
Os recursos naturais incluem petróleo, gás natural, fosfatos e enxofre.
O território do deserto da Arábia abrange A Arábia Saudita, Bahrein, o Catar, os Emirados Árabes, o Iêmen, o Iraque, a Jordânia, o Kuwait e o Omã.