No mundo de hoje, Diafragma fotográfico ganhou grande relevância na sociedade. Seu impacto se estendeu a diversas áreas, gerando discussões, debates e reflexões em torno de sua importância e repercussões. Da esfera política à cultural, Diafragma fotográfico tornou-se um tema de interesse geral que não deixa ninguém indiferente. Neste artigo exploraremos as diversas facetas de Diafragma fotográfico, analisando sua evolução ao longo do tempo e sua influência no dia a dia das pessoas. Além disso, examinaremos as diferentes perspectivas que existem em torno de Diafragma fotográfico, oferecendo uma visão completa do seu impacto na sociedade atual.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Maio de 2020) |
Nota: Para outros significados de diafragma, veja Diafragma
O diafragma fotográfico é o dispositivo que regula a abertura de um sistema óptico.
É composto por um conjunto de finas lâminas justapostas que se localiza dentro da objectiva, e que permitem a regulação da intensidade de luz/iluminada que irá sair no material foto-sensível.
O valor do diafragma dá-se através de números, conhecidos como números f ou f-stop, e seguem um padrão numérico universal. Esta escala inicia-se em 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 45, 64, etc. Sendo que, quanto menor for o número f, maior é a quantidade que luz que ele permite passar e, quanto maior o número f, menor a quantidade de luz que passará pelo diafragma.
Cada número maior, ou seja, mais fechado, representa a metade da luz que a abertura anterior permite passar, assim como a cada número menor, ou seja, mais aberto, permite a entrada do dobro de luz.
A atual escala de abertura utilizada é obtida através da:
Onde:
Os diferentes valores de abertura do diafragma também geram diferentes efeitos de profundidade de campo, e consequente aparência de foco.
Diafragmas mais fechados tendem a proporcionar maior "foco", enquanto diafragmas mais abertos tendem a fazer o oposto, tendo em vista que ele aumenta ou diminui a profundidade de campo.
Em geral, recomenda-se sempre utilizar as aberturas medianas da objetiva que será utilizada, pois elas contêm a menor probabilidade de causar aberrações cromáticas e de problemas de refração nas bordas (quando utilizadas próximas a abertura máxima), ou de difração com o uso de aberturas muito pequenas.
A nitidez é uma das principais ferramentas que devemos nos atentar quanto a fotografia. Sabemos que, se uma fotografia não possui nitidez suficiente, automaticamente, você e as pessoas não irão gostar de vê-la.
É recomendável que use valores entre f/4.5 até f/16 para que haja mais nitidez e um brilho mais natural na sua fotografia..