Domingas Manuel de Noronha

Neste artigo, vamos nos aprofundar no fascinante mundo de Domingas Manuel de Noronha. Desde as suas origens até à sua relevância hoje, Domingas Manuel de Noronha captou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Exploraremos seus destaques, suas repercussões controversas e como evoluiu ao longo do tempo. Domingas Manuel de Noronha é um tema amplo e diversificado, por isso examinaremos diferentes perspectivas e aspectos-chave para oferecer uma visão completa e enriquecedora. Desde o seu impacto na sociedade até à sua influência em diferentes áreas, Domingas Manuel de Noronha deixou, sem dúvida, uma marca indelével na história, e este artigo procura desvendar todos os seus mistérios e permitir-nos compreender melhor a sua importância.

Domingas Manuel de Noronha
Nascimento 5 de outubro de 1753
Morte 27 de março de 1827
Cidadania Reino de Portugal

Domingas Manuel de Noronha (5 de Outubro de 1753 - 27 de Março de 1827) foi uma nobre portuguesa, 8.ª condessa da Atalaia e 3.ª Marquesa de Tancos desde 1791 até à sua morte, e condessa de Vimioso por casamento.

Biografia

Sucedeu em todos os senhorios, vínculos, alcaidarias-mores, comendas e padroados da Casa da sua mãe, em cuja sucessão foi também camareira-mor da rainha D. Maria I de Portugal.

De um primeiro casamento em 1768 com D. Francisco José Miguel de Portugal e Castro, 10.º conde de Vimioso, não teve descendência.

Casou em segundas núpcias em 24 de Outubro de 1774 com D. António Luís de Meneses (Lisboa, 8 de Janeiro de 1743 - 15 de Maio de 1807), filho do 4º Marquês de Marialva, feito conde da Atalaia e marquês de Tancos por casamento. Tinha assentado praça de cadete em 1774 e foi promovido a tenente em 1776 e capitão em 1777. Foi também tenente da Torre de Belém, coronel comandante do regimento de Cavalaria do Cais e marechal-de-campo em 1801. Foi Gentil-Homem da Câmara de D. Pedro III de Portugal e de D. João, Príncipe do Brasil. Recebeu pelos seus serviços mercês de mouchões e capelas que enriqueceram o patrimônio da Casa Atalaia no Ribatejo.

Foram sucedidos pelo seu filho D. Duarte Manuel de Meneses e Noronha, como 4.º marquês de Tancos e 9.º conde da Atalaia.

Bibliografia

  • Nobreza de Portugal, Tomo III, página 416

Precedido por
Constança Manuel

8.ª Condessa da Atalaia
3.ª Marquesa de Tancos

1791-1827
Sucedido por
Duarte Manuel de
Meneses e Noronha