Estação Ecológica do Jari

Neste artigo exploraremos o tópico Estação Ecológica do Jari de uma perspectiva abrangente e detalhada. Iremos nos aprofundar em suas origens, evolução, impacto e relevância hoje, com o objetivo de proporcionar uma compreensão profunda e enriquecedora de Estação Ecológica do Jari. Ao longo do nosso percurso abordaremos diferentes aspectos e abordagens que nos permitirão enriquecer o nosso conhecimento e refletir sobre a importância de Estação Ecológica do Jari em vários contextos. Da sua influência na sociedade às suas implicações em diferentes áreas, Estação Ecológica do Jari convida-nos a aprofundar o seu significado e alcance, e este artigo procura ser um guia completo para mergulhar no seu fascinante universo.

Estação Ecológica do Jari
Categoria Ia da IUCN (Reserva Natural Estrita)
Estação Ecológica do Jari
Localização
País  Brasil
Estados  Amapá e Pará Pará
Mesorregiões Baixo Amazonas e Sul do Amapá
Microrregiões Almeirim e Magazão
Dados
Área 231 093 ha[1]
Criação 12 de abril de 1982[2]
Gestão ICMBio[3]
Coordenadas 0° 30' 48" S 52° 41' 30" O
Estação Ecológica do Jari está localizado em: Brasil
Estação Ecológica do Jari

A estação ecológica do Jari é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada nos estados do Amapá e do Pará. Com 231 093 hectares, a estação está distribuída pelos municípios de Almeirim, Laranjal do Jari e Mazagão.[1] O bioma predominante é o da Floresta Amazônica.[4]

Referências

  1. a b Estação ecológica do Jari. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente. Página visitada em 21 de fevereiro de 2013.
  2. «Decreto nº 89.440, de 13 de março de 1984». Senado Federal - Subsecretaria de Informações. 13 de março de 1984. Consultado em 21 de fevereiro de 2013 
  3. Estação ecológica do Jari. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente (Relatório Completo). Página visitada em 21 de fevereiro de 2013.
  4. «EE do Jari». Consultado em 16 de fevereiro de 2013