Explotação de recursos naturais

Hoje, Explotação de recursos naturais é um tópico que chamou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Com sua relevância e significado, Explotação de recursos naturais tem gerado interesse crescente em diversos campos, da política ao entretenimento. Seja pelo seu impacto na sociedade ou pela sua influência na cultura popular, Explotação de recursos naturais conseguiu posicionar-se como um tema de conversa imperdível. Neste artigo exploraremos minuciosamente todas as facetas de Explotação de recursos naturais, analisando sua importância e impacto no mundo atual. Prepare-se para mergulhar no fascinante universo de Explotação de recursos naturais!

Explotação florestal

Para as geociências, a explotação, ou exploração em português de Portugal, é um termo técnico usado para referir a retirada, extração ou obtenção de recursos naturais, geralmente não renováveis, para fins de aproveitamento econômico, pelo seu beneficiamento, transformação e utilização.

Este termo se contrapõe à exploração, que se refere à fase de prospecção e pesquisa dos recursos naturais. A exploração visa a descoberta, delimitação e definição de tipologia e teores e qualidade da ocorrência do recurso.

Exemplos

A explotação de recursos naturais sem sustentabilidade pode acarretar em um agravamento de problemas ambientais como:

Sobre-explotação (ou superexplotação) é entendido como uma explotação excessiva, não-sustentável, em relação a uma explotação julgada ser o máximo possível sobre a base de um critério definido e, assim, trazendo consequências negativas que, cedo ou tarde, serão prejudiciais aos próprios operadores ou a terceiros. Esses critérios podem ser físico/quantitativo, qualitativo, econômico, social ou ambiental.

Do ponto de vista jurídico já existe definição legal para sobrexplotação de aquíferos, principalmente na Espanha, o que implica diretamente sobre políticas de gestão.

Ver também

Referências

  1. Dicionário Houaiss, verbete "explotar"
  2. Deliberação CRH n.º 65, de 04 de Setembro de 2006 - Conselho Estadual de Recursos Hídricos (São Paulo).
  3. a b MONTEIRO, R.C. Estimativa espaço-temporal da superfície potenciométrica do Sistema Aqüífero Guarani na cidade de Ribeirão Preto (SP), Brasil. 2003. 212 f. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. (orient. Paulo Milton Barbosa Landim).
  4. Margat, J. The over-exploitation of aquifers. p.29-40. In: Summers, I.; Villaroya, F.; Rebollo, L.F. (Ed.) Selected pappers on Aquifer Overexploitation. Puerto de la Cruz (Tenerife, Spain): IAH, 1992. (Hydrogeology; v. 3 - selected papers: International Congress of the IAH, 23. april 15-19, 1991).
  5. Lei Estadual (São Paulo) nº 7.663, de 30/12/1991, art. 4º, incisos I e IV; Lei Estadual (Minas Gerais) nº 11.504, de 20/06/1994; Lei Estadual (Minas Gerais) nº 13.199, de 29/01/1999; Lei Distrital nº 512, de 28/07/1993; Lei Estadual (Santa Catarina) nº 9.748, de 30/11/1994; Lei Estadual (Rio de Janeiro) nº 3.239, de 02/08/1999
  6. Deliberação CRH n.º 65, de 04/09/2006 - Conselho Estadual de Recursos Hídricos (São Paulo) - que homologa a Deliberação n.º 004/06 do CBH-Pardo, que estabelece áreas de restrição e controle temporários para a captação e uso das águas subterrâneas no município de Ribeirão Preto.

Ligações externas

Procure por explotação ou explotar no Wikcionário, o dicionário livre.