Farroupilha (Porto Alegre)

Este artigo abordará o tema Farroupilha (Porto Alegre), que se tornou muito relevante hoje. Farroupilha (Porto Alegre) é um aspecto que tem captado a atenção de um amplo espectro de indivíduos, desde académicos e especialistas na área, até pessoas comuns interessadas em compreender o seu impacto e relevância na sociedade contemporânea. Neste sentido, serão analisadas diferentes perspetivas e abordagens sobre Farroupilha (Porto Alegre), com o objetivo de oferecer uma visão abrangente e enriquecedora sobre este tema. Desde a sua origem até às suas possíveis consequências, será examinada minuciosamente a importância de Farroupilha (Porto Alegre) em vários contextos, com vista a promover uma compreensão mais completa e profunda deste tema.

Farroupilha
Bairro do Brasil
Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha que dá o nome ao bairro, em 2025
Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha que dá o nome ao bairro, em 2025
Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha que dá o nome ao bairro, em 2025
Localização
Bairro no mapa da cidade de Porto Alegre
Bairro no mapa da cidade de Porto Alegre
Bairro no mapa da cidade de Porto Alegre
Unidade federativa  Rio Grande do Sul
Zona Zona Central de Porto Alegre
Município Porto Alegre
História
Criado em 1959
Características geográficas
Área total 59,3 hectares
População total (2019) 961 hab.
Densidade 1.620,57 hab./km²
Outras informações
Rendimento médio mensal 8,1 salários mínimos
Alfabetização 99.55
Fonte: PROCEMPA - Prefeitura de Porto Alegre/2019

Farroupilha é um bairro da zona central da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. A oficialização do bairro deu-se através da lei 2022 de 7 de dezembro de 1959. Em 2019 o bairro contava com: 961 habitantes, distribuídos por seus 59,3 hectáres, com uma densidade populacional de 1.620,57 hab./km². A taxa de analfabetismo do bairro era de 0,45%, acentuadamente menor que o índice geral de Porto Alegre que era de 3,86%. A renda média era de 8,1 salários mínimos por domicílio.[1]

História

Antigamente chamada "Várzea do Portão", a área do bairro Farroupilha era um grande planície alagadiça e pouco habitada e servia de logradouro público e de conservação de gado.[2]

Por solicitação da Câmara da Província, a área se transformou em "Campo do Bom Fim" e, depois, em "Campo da Redenção"; atualmente, é conhecida como Parque Farroupilha (ou Parque da Redenção), o parque mais antigo da cidade. Seu ajardinamento se iniciou em 1925, durante a gestão do intendente Otávio Rocha. Mais tarde, sob a administração do prefeito Alberto Bins, foi dado seguimento à drenagem, ao nivelamento e à arborização de toda a parte sul do Campo, conforme um projeto inspirado em Alfredo Agache para a Exposição do Centenário da Farroupilha.

Além do parque, o desenvolvimento do Farroupilha está ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - parte de seu campus central, incluindo sua reitoria, está situada aqui - e a duas tradicionais instituições de ensino porto-alegrenses: o Colégio Militar e o Instituto de Educação.

Características atuais

Pontos de referência

Áreas verdes
Educação
Nota: os demais prédios deste campus se localizam dentro dos limites do Centro Histórico.
Saúde

Igrejas

Outros

Limites atuais

Avenida João Pessoa, da esquina com Rua Avaí até a Avenida Venâncio Aires; desta, até a Avenida Osvaldo Aranha; desta, até a Rua Sarmento Leite; desta, até a Avenida João Pessoa; e, por esta, até encontrar novamente a esquina da Rua Avaí.

Galeria de imagens

Referências

Referências bibliográficas

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Farroupilha (Porto Alegre)