Gendai budô

Hoje, Gendai budô é um tema que gera grande interesse e participação na sociedade. Desde o seu surgimento, Gendai budô tem sido objeto de debate e discussão em diversas áreas, da política à ciência. Com o tempo, Gendai budô evoluiu e se adaptou às mudanças do mundo moderno, impactando o dia a dia das pessoas. Neste artigo exploraremos em profundidade os diferentes aspectos e perspectivas relacionadas com Gendai budô, analisando a sua influência na sociedade e a sua relevância no contexto atual.

Gendai budō (現代武道)

, traduzido do japonês, significa literalmente "artes marciais modernas" ou Shinbudō (新武道), literalmente "novo budo"[1] são ambos termos que se referem a Artes marciais japonesas, que foram estabelecidos após a Restauração Meiji (1866–1869). Koryū são o oposto destes termos que se referem às antigas artes marciais estabelecidas antes da Restauração Meiji.

Costuma-se muitas vezes colocar o sumô como uma gendai budô, contudo, ele não o é - como dito, são gendai budô apenas as artes marciais japonesas modernas, e o sumô, no caso, é bastante antigo.

Ao contrário do koryu, o gendai budô foca especialmente o lado espiritual e o desenvolvimento interior que a pratica nos leva.


Referências

  1. Draeger, Donn F. (1974) Modern Bujutsu & Budo - The Martial Arts and Ways of Japan. New York/Tokyo: Weatherhill. Page 57. ISBN 0-8348-0351-8