Jiguli

No mundo de hoje, Jiguli tornou-se um tema de grande relevância e interesse para uma ampla gama de pessoas. Desde o seu impacto na sociedade até à sua influência na tecnologia, Jiguli tem suscitado debate e reflexão em diversas áreas. Seja do ponto de vista histórico, económico, científico ou cultural, Jiguli tem sido objeto de estudo e análise por especialistas e especialistas na matéria. Neste artigo, examinaremos mais de perto a importância de Jiguli e como ela impactou nosso dia a dia.

Jiguli, uma margem do Volga.
Jiguli perto da aldeia de Chiraievo.
O automóvel Jiguli (VAZ-2105).

Jiguli (em russo: Жигули) é uma colina situada na península formada pela Curva de Samara, à beira direita do Rio Volga, localizada no Oblast de Samara, Rússia. O ponto mais alto da colina tem 375 metros de altitude. A ladeira norte é acentuada, enquanto ao sul possui um declive suave.

Jiguli é ocupada principalmente pela Reserva Florestal de Jiguli e o Parque Nacional Samarskaya Luka. Entre a colina e o Volga está a cidade de Jigulhovsk.

A marca de carros de passeio mais vendida na União Soviética, em homenagem ao local, foi batizada de "Jiguli" (ou "Zhiguli", na transliteração anglófona). Esta marca pertence ao fabricante AvtoVAZ e seus automóveis foram produzidos com base na tecnologia fornecida pela FIAT, na década de 1970. Os automóveis destinados à exportação receberam a marca Lada, que passou a ser usada no mercado interno da União Soviética, além de ser vendida no Brasil.

Ligações externas