Josef Suk (compositor)

Aspeto mover para a barra lateral ocultar
Josef Suk
Josef Suk (compositor)Josef Suk
Nascimento 4 de janeiro de 1874
Křečovice (Áustria-Hungria)
Morte 29 de maio de 1935 (61 anos)
Benešov (Checoslováquia)
Sepultamento Cemitério Vyšehrad
Cidadania Checoslováquia
Cônjuge Otilie Suková
Filho(a)(s) Josef Suk
Alma mater
  • Conservatório de Praga
Ocupação compositor, professor de música, violinista
Prêmios
  • doutor honoris causa da Universidade Masaryk (1933)
Empregador(a) Conservatório de Praga
Instrumento violino

Josef Suk (Krečovice, 4 de janeiro de 1874 - Benešov, 29 de maio de 1935) foi um compositor e violinista tcheco. Ele estudou com Antonín Dvořák, com quem se casou com a filha.

Estilo musical

O estilo musical de Suk começou com uma forte influência de seu mentor, Dvořák. A maior mudança no estilo de Suk veio depois que ele chegou a um "beco sem saída" em seu estilo musical inicial (a música desempenhava um papel menor na vida de Suk fora de sua escola), pouco antes de ele iniciar uma mudança estilística durante 1897-1905, talvez percebendo que a forte influência de Dvořák limitaria seu trabalho. morbidez sempre foi um grande fator na música de Suk. Por exemplo, ele escreveu sua própria marcha fúnebre em 1889 e ela também aparece significativamente em uma obra importante, a "sinfonia fúnebre" Asrael, op. 27. Amadurecimento, um poema sinfônico, foi também uma história de dor e questionamento do valor da vida. Outros trabalhos, no entanto - como a música que ele definido para Julius Zeyer o drama 's Radúz um Mahulena - exibir sua felicidade, que ele creditado ao seu casamento com Otilie. Outra obra de Suk, Pohádka (conto de fadas), foi extraída de seu trabalho com Radúz a Mahulena. O mais próximo que Suk chegou da ópera foi em sua música incidental para a peça Pod jabloní (Beneath the Apple Tree).

A maioria dos papéis de Suk são mantidos em Praga. Há também um novo catálogo das obras de Suk que contém mais manuscritos do que qualquer anterior, alguns deles também contendo esboços de Suk.

Suk disse de si mesmo: "Não me curvo a ninguém, exceto à minha própria consciência e à nossa nobre Lady Music... e, ao mesmo tempo, sei que assim sirvo meu país e louvo as grandes pessoas do período de nossa o despertar que nos ensinou a amar nosso país."

Trabalhos

Trabalhos orquestrados

Sinfonias

Outras obras orquestrais

Peças de concerto

Piano

Música de câmara

Quartetos de cordas

Outra música de câmara

Músicas

Trabalhos de coral

Trabalha para coro a capela (e instrumentos)

Trabalha para solos, coro e orquestra

Trabalhos de palco

Música de palco

Referências

  1. «Olympedia – Josef Suk». www.olympedia.org. Consultado em 5 de janeiro de 2021 
  2. a b Tyrell, John. "Suk, Josef." Em Grove Music Online. Oxford Music Online. Página 1
  3. Tyrell, Grove. Page 2
  4. John Tyrrell. "Josef Suk: Tematický katalog skladeb (tr. Thematic catalog of compositions) (JSkat) (review)." Oxford University Press: Music and Letters 90, no. 3 (2009): 501–503.
  5. Beckerman, Michael. "In Search of Czechness in Music." 19th-Century Music, Vol. 10, No. 1 (Summer, 1986). Page 63, date accessed: 2 October 2012.
  6. a b c d e f «Josefa Suka». www.suksociety.cz. Consultado em 5 de janeiro de 2021