Le sceptre d'Ottokar

Aspeto mover para a barra lateral ocultar
Le sceptre d'Ottokar
8º Álbum da série regular
Imagem ilustrativa padrão; esse artigo não possui imagem.
País de origem  Bélgica
Língua de origem francês
Editora(s) Casterman
Colecção Les Aventures de Tintin
Primeira edição 1939 (P&B)
1947 (cor)
Número de páginas 108 (P&B)
62 (cor)
Primeira publicação Le Petit Vingtième de 4 de agosto de 1938 a 10 de agosto de 1939
Género aventura
Autor(es) Hergé
Colorista(s) Studios Hergé
Personagens principais Tintim
Milu
Dupond e Dupont
Local da acção Bélgica
Sildávia
Título(s) em português O Ceptro de Ottokar
Colecção As Aventuras de Tintim
Outros títulos O Cetro de Otokar
Títulos da série regular
L'Île Noire
Le Crabe aux pinces d'or
Esta caixa:

O Ceptro de Ottokar ou O Cetro de Otokar (Le Sceptre d'Ottokar, no original em francês) é um álbum de história em quadrinhos da série As Aventuras de Tintim, produzida pelo belga Hergé. é o oitavo álbum da série de banda desenhada franco-belga As Aventuras de Tintim, produzida pelo belga Hergé. Encomendado pelo jornal belga Le Vingtième Siècle para o seu suplemento juvenil Le Petit Vingtième, foi editado semanalmente entre 4 de agosto de 1938 a 10 de agosto de 1939 e republicado no formato álbum pela Casterman em 1939. Hergé pretendia a história como uma crítica satírica das políticas expansionistas da Alemanha nazista, em particular a anexação da Áustria em março de 1938 (o Anschluss). A história mostra o jovem jornalista belga Tintim e o seu cão Miluq ue viajam para a fictícia nação balcânica de Sildávia, onde combatem um complô para derrubar a monarquia do rei Muskar XII.

A história

Enredo

Tintim chega em um pequeno país do leste europeu chamado Sildávia, acompanhando um velho professor. Descobre que a Bordúria quer apoderar-se do controle do reino, roubando o Ceptro de Otokar, o ceptro é venerado pelo povo e o rei deve usá-lo no desfile de São Vladimir, festa nacional de Sildávia, caso contrário perderá o direito ao trono. Tintim descobre isto e tenta avisar o rei, mas é impedido de entrar no residência do rei, o palácio de Kropow, que está fortemente protegido por tropas reais. Apesar disso, o espião de Bordúria, Mustler, consegue roubar o ceptro e tenta fugir do reino. Tintim consegue recuperar o ceptro e retorna ao palácio, mesmo antes do começo do desfile. Assim a Sildávia mantém sua independência.

Adaptações

Le Sceptre d'Ottokar é uma das aventuras de Tintin que foram adaptadas para a primeira série animada de Tintin, Les aventures de Tintin, d'après Hergé pelo estúdio belga Belvision em 1957, dirigido por Ray Goossens e escrito por Michel Greg, ele mesmo um cartunista conhecido que em anos posteriores se tornaria editor-chefe da revista Tintim. L'oreille cassée foi dividido em 6 episódio em coloridos de 5 minutos que desviaram da trama original de Hergé de várias formas.

L'Île Noire foi adaptado para um episódio da série de televisão As Aventuras de Tintim, do estúdio francês Ellipse Animation e o canadense Nelvana. Dirigido por Stéphane Bernasconi, o personagem de Tintin teve a voz de Thierry Wermuth.

Referências

  1. Lofficier, Jean-Marc; Lofficier, Randy (2002). The Pocket Essential Tintin. Harpenden, Hertfordshire: Pocket Essentials. pp. 87-88 ISBN 978-1-904048-17-6.
  2. Lofficier, Jean-Marc; Lofficier, Randy (2002). The Pocket Essential Tintin. Harpenden, Hertfordshire: Pocket Essentials. p. 90 ISBN 978-1-904048-17-6.

Ligações externas