Locomotiva 4-6-0

Hoje, Locomotiva 4-6-0 é um tema que tem ganhado relevância em diversas áreas da sociedade. A sua influência estende-se da esfera pessoal à empresarial, incluindo política e cultura. Ao longo dos anos, Locomotiva 4-6-0 tem despertado interesse crescente, gerando debates, pesquisas e transformações significativas. Neste artigo exploraremos detalhadamente o impacto de Locomotiva 4-6-0, analisando suas diferentes dimensões e refletindo sobre sua importância hoje. Desde as suas origens até à sua evolução contemporânea, Locomotiva 4-6-0 continua a ser um tema de discussão relevante e de grande interesse para o público em geral.

Diagrama do arranjo de rodas 4-6-0.

Uma locomotiva 4-6-0 possui, de acordo com a Classificação Whyte para locomotivas a vapor, um arranjo de rodas com quatro rodas guia em um truque de dois eixos sem tração, seguidas de seis rodas motrizes, em três eixos, e nenhum conjunto de rodas portantes em eixos posteriores.[1]

Locomotiva 4-6-0, “Ten-Wheeler".

As locomotivas com arranjo 4-6-0, também conhecidas como “Ten-Wheeler”, surgiram a partir de 1847, como uma evolução do modelo 4-4-0, American, visando máquinas mais potentes. Cerca de 16 mil foram construídas, atestando sua popularidade em seu tempo.[2]

Outras classificações

Outros sistemas de classificação representam o arranjo 4-6-0 com as seguintes notações:[3]

  • Classificação alemã (UIC): 2C
  • Classificação francesa: 2-3-0

Ver também

Referências

  1. Centro-Oeste - Ferreomodelismo, Trens e Ferrovias do Brasil. «Classificação de locomotivas a vapor, O sistema de F. M. Whyte» 
  2. Steamlocomotive.com. «4-6-0 "Ten-Wheeler" Locomotives in the USA» 
  3. Centro-Oeste - Ferreomodelismo, Trens e Ferrovias do Brasil. «Locomotivas a vapor - Classificação Whyte, França, Alemanha» 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Locomotiva 4-6-0