Língua valona

Neste artigo, exploraremos o fascinante mundo de Língua valona. Das suas origens à sua relevância hoje, aprofundaremos os aspectos mais relevantes e desconhecidos deste fenômeno. Através de uma análise detalhada e rigorosa, tentaremos esclarecer Língua valona e seu impacto em diferentes áreas. Nesta linha, descobriremos como Língua valona evoluiu ao longo do tempo, bem como as implicações que tem na nossa sociedade. Sem dúvida, este artigo será um guia indispensável para compreender a importância de Língua valona no mundo contemporâneo.

Valão

Walon

Falado(a) em: Bélgica
Total de falantes: 1 120 000
Família: Indo-europeia
 itálico
  romance
   ítalo-ocidental
    ocidental
     galo-ibérica
      galo-românica
       galo-rética
        oïl
         Valão
Códigos de língua
ISO 639-1: wa
ISO 639-2: wln
ISO 639-3: wln

O valão (em valão: walon) é uma língua românica falada na Bélgica, mas também na França e, residualmente, no nordeste do estado americano do Wisconsin.[1] É uma langue d'oïl e não deve ser confundida com o francês belga, variante da língua francesa falada no país. É reconhecida como língua regional endógena pela comunidade francesa da Bélgica, onde é a mais importante das línguas romances. É constituído por quatro grandes variantes dialectais e uma forma padronizada. Os falantes da língua podem ser chamados "valões"[2], observando-se, entretanto, que esse termo também (e principalmente) se refere aos habitantes da Valônia.

Território

Distribuição geográfica do valão

O território valão está limitado ao norte e a leste pela fronteira linguística romance-germânica (que se desloca sem cessar na direção flamenga, a ponto de Bruxelas ser hoje uma cidade predominantemente francesa em território flamengo); a oeste, pelo picardo; ao sul, com o limite meridional seguindo o vale do rio Mosa, ao longo da fronteira franco-belga, até encontrar a fronteira linguística franco-alemã em Arlon.

A população total da Valônia supera os três milhões de habitantes, dos quais 800 000 podem, no mínimo, entender o valão. Destes, cerca de 200 000 o utilizam regularmente.

Gramática

O valão, que possui uma literatura regional notável, distingue-se por algumas características, como a conservação do s ante uma consoante surda, a manutenção do h e w germânicas. Por ser vizinho do neerlandês e do alemão, há um considerável número de elementos germânicos na língua.

Ver também

Referências

  1. Universidade do Wisconsin: coleção de documentos sobre a imigração valona no Wisconsin, registros de testemunhos orais em inglês e em valão, 1976 (em inglês)University of Wisconsin Digital Collection : Belgian-American Research Collection
  2. « L'acception linguistique respectivement belge et dialectologique » Albert Henry, Histoire des mots Wallon et Wallonie, Institut Jules Destrée, Coll. «Notre histoire», Mont-sur-Marchienne, 1990, 3ª ed., p. 59.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Língua valona