Hoje em dia, Micronésia tornou-se um tema de interesse geral na sociedade. As pessoas estão cada vez mais interessadas em aprender mais sobre Micronésia e como isso afeta suas vidas diárias. Com o avanço da tecnologia e da globalização, Micronésia tornou-se mais relevante em diversas áreas, da política à economia, passando pela cultura e pela sociedade em geral. Neste artigo exploraremos os diferentes aspectos relacionados a Micronésia, analisando suas implicações e consequências em nosso dia a dia.
Micronésia (do grego μικρόν = pequeno e νησί = ilha) é uma região do oceano Pacífico ocidental localizada entre as Filipinas a oeste, a Indonésia a sudoeste, a Nova Guiné e a Melanésia a sul e a Polinésia a sudeste e leste.
É formada por centenas de pequenas ilhas agrupadas em vários arquipélagos e divididas por sete territórios:
Muitas destas ilhas foram ocupadas sucessivamente pelos espanhóis, pelos britânicos, pelos alemães e pelos japoneses. Com a derrota destes últimos na Segunda Guerra Mundial, os primeiros quatro territórios formaram o Protetorado das Ilhas do Pacífico das Nações Unidas, administrado pelos Estados Unidos.
Todos os povos da Micronésia falam línguas austronésias, entre as quais a língua chamorro das Marianas, que tem cerca de 70% de vocábulos do espanhol.
Tem aproximadamente 2 700 km² de terra.