Misticismo cristão

No artigo sobre Misticismo cristão exploraremos detalhadamente todos os aspectos relacionados a este tema. Desde a sua origem e evolução ao longo do tempo, até à sua influência na sociedade atual. Analisaremos as diferentes perspectivas e teorias relacionadas com Misticismo cristão, bem como o seu impacto em diferentes áreas, como cultura, economia, política, tecnologia, entre outras. Além disso, abordaremos os principais desafios que Misticismo cristão enfrenta atualmente, bem como as possíveis soluções e inovações que estão surgindo em torno deste tema. Em última análise, este artigo pretende oferecer uma visão completa e atualizada sobre Misticismo cristão, fornecendo informações relevantes e análises aprofundadas para todos os interessados ​​em se aprofundar neste tema.

Teresa de Ávila, uma mística cristã, pregava que a Oração contemplativa era um modo de alcançar o conhecimento de Deus.

Cristianismo místico é a vertente mística do cristianismo que ensina verdades espirituais inacessíveis por meio do intelecto apenas. Essas verdades são aprendidas por varias técnicas como a oração contemplativa, oração da união, a lectio divina, oração de quietude e a oração de Jesus.

Fundamentos bíblicos

A Bíblia apresenta várias passagens que se relacionam com o Misticismo e seu objetivo máximo: O Encontro com Deus e consequentemente consigo mesmo, mas através do sacrifício de Jesus Cristo.

No Evangelho de São Mateus, Jesus Cristo nos chama a ser perfeito como Deus é Perfeito (Cap. 5, versículo 48). Tanto no Novo Testamento (Evangelhos, cartas Paulinas e Apocalipse) quanto no Antigo Testamento (sobretudo nos cinco primeiros livros que formam a Torah judaica) se encontram comandos, ensinamentos e chaves para a ascensão mística de imenso valor. Cabe a cada pessoa que deseja seguir esse caminho estudar a Bíblia e encontrar nela as chaves e os passos para o encontro místico.

Cristãos místicos

Alguns exemplos de cristãos místicos:

Ver também