Mosteiro de Santes Creus

Aspeto mover para a barra lateral ocultar Mosteiro de Santes CreusApresentação
Tipo mosteiro cisterciense
secularized monastery (d) (1835)
monumento (1921)
Fundação para 1150
Diocese Arquidiocese de Tarragona
Estilo Arte cisterciense
Religião catolicismo
Ordem religiosa Ordem de Cister
Uso mosteiro (século XIII-1835)
Estatuto patrimonial Bem de Interesse Cultural da Catalunha (d)
Bem de Interesse Cultural (1921)
Localização
Localização Aiguamúrcia
 Espanha
Coordenadas 41° 20′ 50″ N, 1° 21′ 46″ L
Mapa

O Mosteiro de Santes Creus localiza-se no município de Aiguamúrcia, província de Tarragona, na comunidade autónoma da Catalunha, na Espanha.

É um mosteiro cisterciense, actualmente considerado um das instituições monásticas mais bem preservadas da Europa meridional.

A sua construção foi iniciada em 1158. Concluído num período de cinqüenta anos, no início de suas atividades o mosteiro era o centro de grande atividade intelectual e política, comparável ao Mosteiro de Poblet. Fortificado em 1375 por Pedro IV de Aragão, teve um importante papel na criação da Ordem de Montesa, um refúgio para cavaleiros templários aragoneses após a abolição da ordem.

As atividades do mosteiro continuaram ininterruptamente até a invasão da Espanha por Napoleão, o que precipitou seu encerramento em 1835, quando foi saqueado e queimado. Pouco tempo depois, vários ex-monges erigiram uma igreja paroquial e trabalharam paulatinamente na restauração do mosteiro. Atualmente é patrimônio protegido pela Generalidade da Catalunha (governo autônomo).

Mosteiro de Santes Creus

Referências

  1. «ARTEHISTORIA - Tesoros del Arte español - Ficha Monasterio de Santas Cruces de Aiguamúrcia». web.archive.org. 15 de fevereiro de 2012. Consultado em 19 de abril de 2023 
  2. «Real Monasterio de Santes Creus | Patrimonio Cultural. Generalitat de Cataluña.». patrimoni.gencat.cat. Consultado em 19 de abril de 2023 

Ligações externas