Hoje, Motor em linha é um tema que tem chamado a atenção de pessoas de todas as idades e origens. Ao longo do tempo, Motor em linha tem demonstrado a sua relevância nos campos académico, profissional e social, motivando especialistas a aprofundarem o seu estudo. Neste artigo exploraremos diferentes perspectivas e aspectos relacionados a Motor em linha, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente e atualizada sobre o tema. Desde a sua origem até ao seu impacto na sociedade moderna, examinaremos como Motor em linha evoluiu ao longo dos anos e como continua a ser uma fonte de interesse e investigação hoje.
Os motores em linha são motores de combustão interna com os cilindros dispostos em uma única fileira, em número que varia de dois a seis nos modelos produzidos atualmente em larga escala.
A configuração de motor mais usada atualmente pela industria automobilística é o motor de 4 cilindros em linha.
Entretanto motores com grande número de cilindros em linha, apresenta limitações devido ao comprimento excessivo, embora sejam estreitos. Motores de oito ou mais cilindros em linha tem uso restrito praticamente só aos navios.
Nos automóveis projetados atualmente a configuração mais usada é a de quatro cilindros em linha. O uso de motores de cinco cilindros é relativamente recente, e vem ganhando espaço. Por outro lado os motores de seis cilindros é cada vez menor. Os motores de oito cilindros em linha também foram usados em automóveis no passado.
A limitação no uso, em automóveis, de motores com seis ou mais cilindros, se deve ao limitado espaço disponível no habitáculo do motor. Isso se deve:
Os dois últimos fatores, em especial, se devem a aspectos relacionados a aerodinâmica e ao design.
Os motores de quatro, cinco e seis cilindros em linha são largamente utilizados pelos fabricantes de caminhões, visto que nestes o tamanho do motor não traz implicações na aerodinâmica.
São usados motores com dois, três e quatro em motocicletas. Os motores de seis cilindros em linha também foram usados.
Na aviação, o termo "motor em linha" é usado de forma mais ampla, para qualquer motor alternativo não radial, incluindo motores V, motores W, motores H e motores horizontalmente opostos.[1]
MOTOR EM LINHA–Um tipo de motor de pistão alternativo no qual um número par (4-6-8-12) de cilindros são dispostos em linha reta ou em uma configuração do tipo V diretamente acima (ou abaixo) do cárter.