No mundo de hoje, Nimbostratus ganhou uma relevância sem precedentes. Quer estejamos a falar de Nimbostratus como um fenómeno social, um tema de investigação científica ou uma figura pública, a sua presença está a ter um impacto significativo na sociedade. Neste artigo exploraremos em profundidade os aspectos mais relevantes de Nimbostratus, a sua influência em diferentes áreas e as possíveis implicações que tem para o nosso mundo em constante mudança. Através de uma análise detalhada, veremos como Nimbostratus se tornou um fator determinante hoje e como sua presença continuará a deixar sua marca no futuro.
Nimbo-estratos ou, em latim, nimbostratus são nuvens com aspecto amorfo, base difusa e baixa, muito espessa, escura ou cinzenta; produz precipitação intermitente e mais ou menos intensa.[1]
São nuvens densas com a forma de camadas cinzentas, normalmente escuras e ocultando totalmente o Sol, acompanhadas de precipitação (nimbus em latim significa «chuva»).
Formam-se em massas de ar com alguma instabilidade, quando a umidade é moderada ou alta e a temperatura é relativamente elevada, e estão normalmente associadas a frentes quentes ou oclusas. A evaporação da água da chuva torna normalmente a visibilidade baixa, podendo-se formar uma camada inferior de nuvens ou de nevoeiro por debaixo dos nimbostratus, se o ar ficar saturado.
Tipos de nuvens Nimbostratus: