Joseph Conrad

Aspeto mover para a barra lateral ocultar
Joseph Conrad
Joseph ConradJoseph Conrad em 1904
Nascimento Józef Teodor Konrad Korzeniowski
3 de dezembro de 1857
Berdichev, Kiev, Império Russo (atual Polônia)
Morte 3 de agosto de 1924 (66 anos)
Bishopsbourne, Kent
Sepultamento Canterbury City Cemetery
Nacionalidade polaco
Cidadania britânico
Etnia Polacos
Progenitores
  • Apollo Korzeniowski
  • Ewa Korzeniewska
Cônjuge Jessie George
Filho(a)(s) Borys, John
Alma mater
  • Bartłomiej Nowodworski High School
Ocupação Romancista, contista
Principais trabalhos Almayer's Folly (1895)
An Outcast of the Islands (1896)
"The Lagoon" (1896)
"An Outpost of Progress" (1896)
The Nigger of the 'Narcissus' (1897)
"Youth" (1898)
Heart of Darkness (1899)
Lord Jim (1900)
"Amy Foster" (1901)
Typhoon (1902)
The End of the Tether (1902)
Nostromo (1904)
The Secret Agent (1907)
"The Duel" (1908)
"The Secret Sharer" (1909)
Under Western Eyes (1911)
Victory (1915)
Obras destacadas The Lagoon, The Nigger of the 'Narcissus', Heart of Darkness, Lord Jim, Amy Foster, Typhoon, Nostromo, The Secret Agent, The Secret Sharer, Under Western Eyes
Movimento estético Literatura moderna
Religião ateísmo
Causa da morte enfarte agudo do miocárdio
Assinatura
]

Joseph Conrad, nascido Józef Teodor Nałęcz Korzeniowski:11-12 (Berdyczew, 3 de dezembro de 1857Bishopbourne, 3 de agosto de 1924) foi um escritor britânico de origem polonesa. Muitas das obras de Conrad centram-se em marinheiros e no mar.

Biografia

Conrad foi educado na Polónia ocupada pela Rússia. O seu pai, um aristocrata empobrecido de Nałęcz, foi escritor e militante armado, sendo preso pelas suas atividades contra os ocupantes russos e condenado a trabalhos forçados na Sibéria. Pouco depois, a sua mãe morreu de tuberculose no exílio, e quatro anos depois também o seu pai, apesar de ter sido autorizado a voltar a Cracóvia. Destas traumáticas experiências de infância durante a ocupação russa é possível que Conrad derivasse temas contra o colonialismo como no romance Heart of Darkness (Coração das trevas). A sua última obra publicada em vida foi The Rover (1923), que conta a história de Jean Peyrol, um mestre-artilheiro que, após deixar o serviço da marinha revolucionária francesa, decide se retirar para uma fazenda na península de Giens.

Conrad foi colocado sob os cuidados de seu tio, uma figura mais cautelosa do que qualquer um de seus pais e que, não obstante, permitiu que ele viajasse para Marselha e começasse sua carreira como marinheiro, aos 17 anos. Em 1878, depois de uma fracassada tentativa de suicídio, passou a servir num barco britânico, visando evitar o serviço militar russo. Aos 21 anos, já tinha aprendido inglês, língua que mais tarde dominaria com excelência. Conseguiu, depois de várias tentativas, passar no exame de capitão de barco e, em 1884, conseguiu a nacionalidade britânica. Pôs pela primeira vez o pé em Inglaterra no porto de Lowestoft, Suffolk, Viveu em Londres e, posteriormente, perto de Cantuária, Kent.

O filósofo Bertrand Russell, que veio a conhecê-lo depois da sua chegada a Inglaterra, tinha verdadeiro fascínio pela sua obra, em especial, pela obra Coração das trevas. O grau de amizade era tal que um dos filhos de Russell chamou-se Conrad.

Obras

Monumento em homenagem ao escritor na cidade de Gdynia, Polônia.

Romances

Histórias

Ensaios

Referências

  1. Najder, Z. (2007) Joseph Conrad: A Life. Camden House. ISBN 978-1-57113-347-2.
  2. «Joseph Conrad» (em inglês). Encyclopædia Britannica. Consultado em 10 de agosto de 2013 

Ligações externas