On'yomi

Hoje, On'yomi é um tema que chama a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Seja pela sua relevância histórica, pelo seu impacto na sociedade atual ou pela sua importância no quotidiano, On'yomi tem conseguido ocupar um lugar de destaque em diferentes áreas da vida. Desde o seu aparecimento, On'yomi tem despertado o interesse de investigadores, especialistas e curiosos, que têm dedicado tempo e esforço à compreensão e análise das suas implicações. Neste artigo exploraremos a fundo On'yomi e seu significado no mundo atual, oferecendo uma visão global e detalhada deste tema que conseguiu transcender fronteiras e culturas.

O ideograma japonês 字, de origem chinesa e que significa "letra", tem a pronúncia on'yomi ji, que é uma aproximação da pronúncia corrente na China à época. Mas, com o tempo, 字 adquiriu também as pronúncias kun'yomi aza, umu, e masu, com diferentes significados.

A leitura on, ou on'yomi ('音読み, leitura por som), também conhecida como "leitura chinesa", é a aproximação japonesa da pronúncia dos caracteres Kanji; alguns foram incorporados de regiões distantes da China e em diferentes momentos, sendo por isso que múltiplos on'yomi têm vários significados.

A leitura on'yomi confere prestígio e elegância a termos da língua culta no Japão, pela importância dos vocábulos de origem chinesa. Geralmente, a leitura on'yomi se classifica em quatro tipos:

  • Go-on (呉音; literalmente Som Wu), pronúncia da região Wu.
  • Kan-on (漢音; literalmente Som Han) pronúncia durante a Dinastia Tang entre os séculos VII e IX.
  • Tō-on (唐音;literalmente Som Tang) pronúncia das últimas dinastias, como a Dinastia Song e a Dinastia Ming.
  • Kan'yō-on (慣用音) são erros na pronúncia, que foram integradas à língua.
Exemplos
Kanji Significado Go-on Kan-on Tō-on Kan'yō-on
luz myō mei min *
ir gyō an *
extremamente goku kyoku * *
pérola * shu * ju, zu
nível do taku to *

A forma mais comum de ler é a kan-on. A tō-on ocorre em algumas palavras, como isu 椅子 "cadeira". Finalizando, a go-on é especialmente comum nas leituras de terminologia budista, como gokuraku 極楽 "paraíso".

Ver também