No artigo que apresentamos hoje sobre Oxiácido abordaremos um tema de grande relevância na atualidade, que sem dúvida irá captar a atenção dos nossos leitores. Quer se trate de Oxiácido como uma figura emblemática, um acontecimento histórico, um fenómeno social ou qualquer outro aspecto de interesse, procuramos fornecer uma visão completa e detalhada que nos permita compreender plenamente a sua importância e impacto na sociedade. Ao longo deste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Oxiácido, analisando suas origens, evolução, implicações e possíveis projeções futuras. Temos certeza que as informações apresentadas neste artigo serão de grande utilidade para todos aqueles interessados em ampliar seus conhecimentos sobre Oxiácido.
Oxiácido é um ácido que contém oxigênio no grupo ácido de sua molécula. É um composto de fórmula R-OH. Uma de suas características é que da perda do hidron H+ resulta uma base conjugada R-O-.[1]
Alguns exemplos de oxiácidos:[nota 1]
A nomenclatura dos oxiácidos é dada a partir do acido-padrão de cada família. Assim, a nomenclatura dos demais ácidos varia de acordo com o numero de átomos de oxigênio. Determinam-se então os nomes dos demais ácidos com o uso de prefixos e sufixos.
Exemplo:
+ 1 (O) acido per + nome do elemento + ico (acido perclórico)
acido-padrão acido + nome do elemento + ico (acido sulfúrico)
-1 (O) acido + nome do elemento + oso (acido sulfuroso)
-2 (O) acido hipo + nome do elemento + oso (acido hipocloroso)
Família VIIA (Cl, Br, I) acido-padrão: (acido clórico)
(acido perclórico)
(acido cloroso)
(acido hipocloroso)
Família VIA (S, Se) acido-padrão: (acido sulfúrico)
(acido sulfuroso)
Família VA (N, P, As) acido-padrão (acido nítrico)
(acido nitroso)
acido-padrão (acido fosfórico)
(acido fosforoso)
(acido hipofosforoso)
Família IVA (C) acido-padrão (acido carbônico)