No mundo de hoje, Pluriculturalismo tornou-se um tema de grande relevância e interesse para uma ampla gama de pessoas. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância na história, pela sua importância no campo científico, ou pela sua influência na cultura, Pluriculturalismo tem captado a atenção de académicos, cientistas, entusiastas e curiosos. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos de Pluriculturalismo, desde suas origens até seu impacto hoje, analisando suas implicações e relevância no contexto atual. Além disso, examinaremos a sua relação com outros temas e a sua evolução ao longo do tempo, com o objetivo de fornecer uma visão completa e enriquecedora de Pluriculturalismo.
Pluriculturalismo é uma abordagem do eu e dos outros como seres complexos e ricos que agem e reagem a partir da perspectiva de múltiplas identificações e experiências que se combinam para compor seu repertório pluricultural.[1] Identidade ou identidades são subprodutos de experiências em diferentes culturas e com pessoas com diferentes repertórios culturais. Como efeito, múltiplas identificações criam uma personalidade única em vez de ou mais do que uma identidade estática.[2] [3]O pluriculturalismo de um indivíduo inclui sua própria diversidade cultural e sua consciência e experiência com a diversidade cultural dos outros.[4] Pode ser influenciado pelo seu trabalho ou trajetória profissional, localização geográfica, história familiar e mobilidade, viagens de lazer ou profissionais, interesses pessoais ou experiência com a mídia.
O termo competência pluricultural é uma consequência da ideia de plurilinguismo.[5][6][7] Há uma distinção entre pluriculturalismo e multiculturalismo.[5]
A Espanha tem sido referida como um país pluricultural, devido aos seus nacionalismos e regionalismos.[8]