Neste artigo será abordado o tema Propionato de sódio, que tem gerado grande interesse e polêmica nos últimos tempos. Propionato de sódio é um tema que tem chamado a atenção de pessoas de todas as idades e origens, pois sua relevância transcende fronteiras e contextos. Desde o seu surgimento, Propionato de sódio gerou muito debate e tem sido objeto de estudo e análise por especialistas e amadores. Neste artigo serão explorados diferentes aspectos relacionados a Propionato de sódio, incluindo sua origem, evolução, impacto e possíveis implicações futuras. Da mesma forma, serão examinadas diferentes perspectivas e opiniões sobre Propionato de sódio, com o objetivo de oferecer uma visão completa e equilibrada sobre este tema.
Propionato de sódio ou propanoato de sódio é o sal de sódio do ácido propiônico com a fórmula química Na(C2H5COO).
Ocorre naturalmente em determinados queijos, como os "suiços", mas é obtido industrialmente por reação de ácido propiônico com álcalis de sódio, como o hidróxido, o carbonato ou o bicarbonato.
É usado como um conservante de alimentos e é representado pelo número E E281 na Europa. É usado primariamente como um inibidor de mofo em produtos de panificação.
É utilizado para prevenir a cetose em bovinos leiteiros no período periparto[7].
Segundo a nutricionista Joann Bruso, em reportagem para o tablóide britânico Daily Mail, os pães do Big Mac[Nota 1] da rede McDonald´s teriam o produto em excesso, sendo ruim para a alimentação humana. [8]