No mundo de hoje, Receita líquida ganhou uma relevância sem precedentes. Seja como protagonista na cena política, como tema central nos debates académicos ou como fenómeno cultural, Receita líquida tem conseguido captar a atenção de um amplo espectro da sociedade. Sua influência se estende a diversas áreas, desde a economia até o dia a dia das pessoas. Neste artigo, exploraremos as várias facetas de Receita líquida, analisando o seu impacto em diferentes aspectos da vida moderna e examinando as razões da sua crescente relevância.
Esta página ou seção está redigida sob uma perspectiva principalmente brasileira e pode não representar uma visão mundial do assunto. |
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Março de 2025) |
Em contabilidade (Brasil), designa-se por receita líquida a receita bruta com deduções (contas redutoras). Por exemplo, no caso de Receita Bruta de Vendas (existem outras aglutinações de Receita Bruta)
Da Receita Líquida, podem ser feitas ainda as seguintes deduções:
Não se deve confundir Receita Líquida com Faturamento Liquido.
Faturamento líquido é o total do faturamento (faturas), deduzidos dos impostos em substituição (IPI Faturado e ICMS Substituição, por exemplo), categoria diferente dos impostos sobre vendas (ICMS).