Res nullius

No artigo de hoje vamos nos aprofundar no fascinante mundo de Res nullius. Desde suas origens até seu impacto hoje, exploraremos todos os aspectos relevantes que fazem de Res nullius um tema de interesse tanto para especialistas quanto para aqueles que estão apenas começando a se aprofundar no assunto. Analisaremos as diferentes abordagens e opiniões que existem em torno de Res nullius, bem como a sua influência na sociedade, na cultura e no mundo em geral. Prepare-se para mergulhar em uma jornada informativa e enriquecedora que o levará a descobrir uma nova perspectiva sobre Res nullius.

Res nullius é uma expressão latina, composta de res + nullius, significando literalmente "coisa sem dono" ou "coisa de ninguém".

Abarca (DE PLÁCIDO E SILVA, 2004:1212), lato sensu, tanto as coisas extra commercium (fora de comércio) quanto as res derelictae (coisas abandonadas). É importante destacar que há res nullius inapropriável por ser res publicae e apropriável, enquanto coisa sem dono. No próprio direito romano (MARKY, 1995:41), a apropriação da res nullius era permitida, enquanto coisa extra-patrimonial, isto é, que não se situava no patrimônio de ninguém.

Bibliografia

  • DE PLÁCIDO E SILVA. Vocabulário jurídico. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2004.
  • MARKY, Thomas. Curso elementar de direito romano. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 1995.