San Fernando del Valle de Catamarca

Neste artigo, exploraremos o impacto de San Fernando del Valle de Catamarca na sociedade contemporânea. San Fernando del Valle de Catamarca tem sido objeto de interesse e debate em diversas áreas do conhecimento, das ciências sociais à tecnologia. A sua influência transcendeu fronteiras geográficas e culturais e a sua relevância continua a evoluir constantemente. Ao longo destas páginas analisaremos os diferentes aspectos que compõem a presença de San Fernando del Valle de Catamarca na nossa realidade atual, bem como a sua projeção no futuro. Da sua origem às suas implicações práticas, mergulharemos numa análise profunda que procura lançar luz sobre um tema tão relevante quanto inevitável na contemporaneidade.

 Nota: Para outros significados, veja Catamarca.
San Fernando del Valle de Catamarca
Nome local
(es) San Fernando del Valle de Catamarca
Geografia
País
Província
Departamento
Capital de
Área
399 km2
Altitude
500 m
Coordenadas
Demografia
População
159 139 hab. ()
Densidade
398,8 hab./km2 ()
Gentílico
катамаркцы
Funcionamento
Estatuto
cidade da Argentina (d)
município
Geminação
História
Fundação
Identificadores
Código postal
K4700
TGN
Prefixo telefônico
3834
Website
Mapa

San Fernando del Valle de Catamarca é a capital da província argentina de Catamarca, e capital do Departamento Capital, às margens do rio del Valle, ao pé do Cerro Ambato.

A capital, de 684 km², a 550 msnm, tem 141.000 hab. (2001), e mais de 200.000 nos subúrbios, que representam em torno de 70% da população da província.

A cidade está a 1.131 km de Buenos Aires. De outras capitais provincianas: La Rioja, 154 km; Tucumán, 230 km e Santiago del Estero 209 km.

Catamarca é um centro turístico por excelência, da província, com sua arquitetura colonial, e serve como ligação a muitos pontos turísticos, excursões, mountain-bike, cavalgadas, degustação de vinhos.

A San Fernando se chega de avião ao aeroporto Felipe Varela, em 28° 35' 12" S 65° 45' 12" O, a 15 km a sudeste da cidade, com vôos regulares a Buenos Aires e a La Rioja.