Scalable Link Interface

No mundo moderno, Scalable Link Interface tem sido um tema de debate constante e um ponto central de interesse para milhões de pessoas em todo o mundo. Desde o seu surgimento na cena pública até ao seu impacto na sociedade, Scalable Link Interface captou a atenção e o interesse de académicos, activistas, líderes políticos e pessoas comuns. A sua influência estende-se a diferentes esferas da vida, desde a cultura popular à economia global, e o seu significado e relevância continuam a evoluir à medida que entramos neste novo milénio. Neste artigo exploraremos detalhadamente o impacto e a importância de Scalable Link Interface no mundo de hoje, analisando sua história, suas repercussões e seu potencial para moldar o futuro.

NVIDIA Scalable Link Interface
Lançado em 17 de novembro de 2004
Concorrência ATI CrossFire

Scalable Link Interface (SLI) é um método desenvolvido pela NVIDIA para unir duas (ou mais) placas de vídeo apresentando apenas uma única saída de vídeo. As placas de vídeo compartilham paralelamente o processamento de imagens, aumentando a velocidade de processamento ou a qualidade de imagem.

Uma implementação SLI requer além de duas placas compatíveis, uma placa-mãe com barramento PCI Express duplo, e drivers compatíveis. Além disso, para um desempenho otimizado é necessário um "perfil" de configuração para o jogo utilizado.

Além disso, podem-se utilizar duas placas de vídeo diferentes, sendo que uma delas fica dedicada ao processamento do PhysX, software que renderiza a física de jogos compatíveis, como Batman: Arkham Asylum.

Foi anunciado em 28 de junho de 2004[1] e lançado em 17 de novembro do mesmo ano.[2]

3DFx SLI

O termo SLI foi cunhado originalmente pela empresa 3Dfx — posteriormente comprada pela NVIDIA — como sigla para Scan-Line Interleave, que em termos gerais consistia no mesmo conceito; a utilização de placas de vídeo em paralelo para o aumento de desempenho.

Diferenças

Enquanto o modo SLI original dividia as linhas da tela (scan-lines) entre as placas — uma das placas renderizava as linhas horizontais pares, enquanto a outra placa renderizava as linhas ímpares — o modo SLI adotado pela NVIDIA (e sua concorrente ATI em sua tecnologia equivalente) separa o processamento por partes da tela (split frame rendering) ou em quadros alternados (alternate frame rendering).

Ver também

Notas e referências

  1. Press release (28 de junho de 2004). «NVIDIA Launches Revolutionary New Multi-GPU Technology» (em inglês). Consultado em 23 de abril de 2007 
  2. Press release (17 de novembro de 2004). «NVIDIA SLI Revolution Begins with Launch of ASUS A8N-SLI» (em inglês). Consultado em 23 de abril de 2007 

Ligações externas